Efeito das árvores na cidade e as alterações do clima: saiba a importância

Efeito das árvores na cidade e as alterações do clima: saiba a importância

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas faz alerta para ações que reduzam o impacto sobre a Terra. A manhã ainda nem terminou e você já enfrenta 35, 37 graus e, às vezes, sensação térmica que passa dos 40? Mas, é só passar perto ou ficar sob a sombra de uma árvore que o ar fresco aparece? Este é apenas um exemplo de como a arborização na cidade é fundamental para o controle do clima. Para discutir a questão, nesta segunda-feira (16), é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.

"A arborização desempenha papel fundamental para o controle das alterações climáticas, porque elas são as responsáveis tanto pelo processo de evapotranspiração como o ciclo da água, em que devolvem a água para a atmosfera e controlam todo o regime de chuvas", afirma a titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Gisselli Giraldeli.

Conforme a secretaria, o efeito ocorre não só a nível municipal ou estadual, mas, a nível global. "O efeito que possuem as árvores e, principalmente, as florestas, é sentido no mundo todo. É por isso que temos que cuidar para não ocorrer o desmatamento na floresta amazônica, algo que acaba influenciando no mundo todo", comentou.

Com o plantio de árvores, de acordo com Giraldeli, ocorre o "sequestro de carbono" e, desta forma, a melhoria dos microclimas.

"As cidades estão, cada dia, mais quentes, então é necessário a ampliação da vegetação de porte arbóreo, o que reduz drasticamente o efeito das ilhas de calor na cidade. É realmente um mecanismo muito eficiente ou que ao menos consegue mitigar um pouco desses efeitos", ressaltou.

Energisa monitora clima em tempo real

A concessionária que abastece a maioria das cidades do estado - a Energisa - faz levantamentos, em tempo real, do clima em Campo Grande. São ao todo 16 equipes, que saem com tablets e direcionamento diário de demandas na cidade.

"Enquanto uma equipe está na rua, os técnicos que ficam no Centro de Controle da Manutenção, monitoram o local em tempo real, principalmente no período chuvoso, já que os nossos funcionários trabalham em linha viva, ou seja, sem desligar a rede de energia", comentou o engenheiro especialista Gerson Mendes Ortiz.

A data

Em 16 de março é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Neste dia, conforme especialistas, o objetivo é chamar a atenção da população para esta causa e também a necessidade de ações que reduzam o impacto de tais mudanças sobre o planeta Terra.

O aumento da emissão de gases de efeito estufa (GEEs), assim como o dióxido de carbono (CO2), são considerados a principal causa do aquecimento global e das mudanças no clima.

Aliado a todo este problema, ocorre ainda a degradação ambiental, a perda de biodiversidade e o desgaste dos recursos naturais no mundo, o que já resulta em derretimento de geleiras, tempestades mais intensas, entre outros fenômenos que afetam milhares de pessoas no mundo.