Shoppings de Cuiabá fecham as portas antes da data prevista em decreto para prevenção ao coronavírus

Shoppings de Cuiabá fecham as portas antes da data prevista em decreto para prevenção ao coronavírus

Todos suspenderam as atividades neste sábado (21) e devem seguir com a medida até o dia 5 de abril, podendo ser prorrogado. Funcionários limpam brinquedos coletivos em um dos shoppings de Cuiabá; medida é como prevenção ao coronavírus

Denise Soares/G1

Com o decreto do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que determina o fechamento dos comércios a partir de segunda-feira (23), os quatro shoppings da capital decidiram antecipar o fechamento das portas. Todos suspenderam as atividades neste sábado (21) e devem seguir com a medida até o dia 5 de abril, podendo ser prorrogado.

Os centros comerciais informaram que ficaram mantidos apenas os acessos à população em farmácias e clínicas de atendimento à saúde. Já os restaurantes atenderam por meio de delivery.

A decisão faz parte do decreto de situação de emergência no município, que estabelece medidas para prevenir a transmissão do coronavírus.

Em Mato Grosso, o governo monitora 73 casos suspeitos de Covid-19. Um caso, registrado em Cuiabá, foi confirmado. Há outros 27 casos suspeitos no município.

O Goiabeiras Shopping disse em comunicado publicado nas redes sociais nessa quinta-feira (20): "Tudo na vida tem um tempo, e hoje é tempo de cuidado. Informamos, que a partir de amanhã, não abriremos. Pedimos a todos que se cuidem, e cuidem dos seus. Em breve, nos encontramos".

O Shopping Estação também lamentou a situação e deixou uma mensagem aos clientes.

"Os nossos encontros, o almoço de domingo, os filmes com as crianças, o passeio com os pets, vão ter que esperar um pouco. Mas logo, logo nos reencontraremos por aqui para viver experiências únicas", diz em mensagem.

Já o Shopping Três américas reforçou o pedido para que a população fique em casa.

"Contamos com a compreensão de todos e apoio, FIQUEM EM CASA, nossos heróis da saúde estão lutando diariamente para que essa pandemia acabe logo, para que possamos aproveitar o que o shopping mais cuiabano da cidade tem para você", declarou em comunicado.

O Pantanal Shopping também afirmou que acompanha a pandemia da Covid-19 e, por isso, decidiu suspender as atividades.

"Reforçamos que estamos atentos aos desdobramentos do avanço da doença no país e empenhados em fazer todo o possível para garantir a segurança e bem-estar de todos aqueles que frequentam nossos shoppings", disse.

O Várzea Grande Shopping, localizado na região metropolitana da capital, informou que está em reunião para decidir se o local será fechado ou continuará apenas com o horário reduzido.

Veja as medidas tomadas em Cuiabá:

Entre 23 de março e 5 de abril todos os servidores públicos do município irão trabalhar em casa. Eles ficarão de sobreaviso, exceto servidores da fiscalização de Secretaria Municipal do Meio Ambientes, Fiscalização da Semob, e ordem pública (coleta de lixo);

Suspensão de 100% da frota de transporte coletivo;

A UPA do Bairro do Verdão passará a ser utilizada exclusivamente como unidade de leitos em apoio ao antigo PSC pra pacientes com coronavírus;

Suspensão de agendamentos ambulatoriais e procedimentos médicos eletivos em todas as unidades publicas da capital

Fechamento de todo e qualquer estabelecimentos, inclusive bares, igrejas, academias, clubes, shoppings, feiras e exposições em geral. Apenas deverão ficar abertos mercado, postos de combustível, hospitais e atividades essenciais. Restaurantes podem fazer entregas em domicílio;

Dispensa de licitação para a aquisição de materiais e serviços para a saúde.

Veja mais notícias do estado no G1 Mato Grosso.