Fortaleza terá vacinação contra gripe com 'drive-thru' em shoppings e visita a idosos

Fortaleza terá vacinação contra gripe com 'drive-thru' em shoppings e visita a idosos

Escolas Municipais também serão integradas à rede da campanha. Cinco shoppings de Fortaleza serão utilizados como locais para vacinação contra a gripe, além do estacionamento da Universidade de Fortaleza. Escolas da rede municipal também serão integradas à campanha, conforme anúncio feito nesta segunda-feira (23) pela secretária municipal de Saúde, Joana Maciel. Além disso, pessoas com mais de 80 anos receberão a vacina em casa.

De acordo com a secretária, os espaços serão usados para evitar aglomerações, que podem contribuir para a transmissão do novo coronavírus.

Tire dúvidas sobre o coronavírus; G1 responde a 42 perguntas

Testes para diagnosticar coronavírus podem levar de 15 minutos a 7 dias

Guia de isolamento domiciliar: como preparar casa

A campanha tem como foco, durante esta primeira fase, o grupo envolvendo idosos e profissionais de saúde.

"O Influenza também causa doenças graves e é muito importante que você, que tem mais de 60 anos, se vacine. Outra questão é que também é importante que você não tenha doenças causadas por outros vírus para que não seja confundido com a Covid-19", disse.

Os shoppings escolhidos para integrar a campanha são:

North Shopping Fortaleza

North Shopping Jóquei

Shopping Via Sul

RioMar Kennedy

RioMar Papicu

Nestes locais, a vacinação funcionará como uma espécie de "drive thru", no qual os idosos serão imunizados sem sair do veículo. Neles, a vacinação ocorrerá na quarta-feira (25) e durante o fim de semana. Já no estacionamento da Universidade de Fortaleza, a ação ocorre até a sexta-feira (27).

Escolas municipais

Para continuar evitando a formação de aglomerações, a secretaria também irá abrir as escolas da rede municipal para atender o público.

"Nós temos vacinas nos postos, mas estamos pedindo que todos se dirijam às escolas. Porquê isso é importante? Porque nossas escolas têm espaços amplos, elas têm pátios grandes, os alunos não estão frequentando. Então temos 200 escolas em Fortaleza aptas para isso e os endereços estão no nosso site".

A lista de instituições municipais de ensino pode ser conferida no site da Prefeitura de Fortaleza.

Vacinação em casa

Outra medida será a vacinação em casa. "Aquelas pessoas com mais de 80 anos receberão a vacina em casa. Então a gente vai chegar até essas pessoas por meio do cadastro que nós temos nos postos de saúde. Atualmente, temos em torno de sete mil cadastros", também informou a secretária.

O agendamento deve ser feito pelo telefone: (85) 99989.4799.

Segundo ela, para os idosos que ainda não possuem cadastro, será disponibilizado um número para contato com os profissionais da Prefeitura. Por ele, devem ser mandadas informações como nome completo do idoso, idade, endereço e contato de telefone.

"Como sabemos que a população é bem maior do que conta nesses dados, disponibilizamos um número para que as pessoas possam se cadastrar e aguardar uma mensagem da nossa equipe agendando essa aplicação da vacina", finalizou.

Novo coronavírus

Estrutura do coronavírus.

CDC/via REUTERS/Site: O Globo

O número de casos confirmados de pacientes com coronavírus no Ceará subiu para 125 de acordo com novo boletim epidemiológico divulgado neste domingo (22) pela Secretaria da Saúde. Foram 41 casos a mais em relação ao último boletim divulgado no sábado (21). A quantidade de suspeitos e os casos descartados não são mais divulgados.

Somente em Fortaleza são mais de 70 casos casos. Outras cidades que registram casos confirmados da doença são: Aquiraz, Fortim, Juazeiro do Norte e Sobral. Um paciente natural de São Paulo foi diagnosticado com a Covid-19 no Ceará.

De sexta-feira (20) para sábado (21), o número de pessoas que testaram positivo no Ceará saltou de 68 para 84, conforme último balanço da Secretaria da Saúde (Sesa), um acréscimo de 23,5%.

Transmissão comunitária

O Estado do Ceará já registra caso de transmissão comunitária do novo coronavírus, de acordo informação do secretário de Saúde, Dr. Cabeto. A transmissão comunitária - quando o contágio da doença está ocorrendo dentro do próprio estado - aumenta a necessidade de isolamento social. "Agora passam a ser contágios múltiplos entre pessoas do próprio estado por isso aumenta mais ainda a importância do isolamento social", ressaltou Cabeto.

Comércio fechado

O governador Camilo Santana determinou, nesta quinta-feira (19), que todos os estabelecimentos do estado devem fechar, com exceção de serviços essenciais, como farmácias, hospitais, clínicas veterinárias e supermercados. Esta e outras medias foram anunciadas em uma live na rede social do governador.

A determinação começou a valer nesta sexta-feira (20) e segue até o dia 29 de março. Com isso, bares, feiras livres, restaurantes, lanchonetes, templos, igrejas, barracas de praia, shoppings centers, museus, cinemas e academias devem permanecer fechados.

"Sei que essas decisões têm repercussões econômicas, mas a nossa prioridade neste momento é preservar vidas", frisou Camilo, durante transmissão ao vivo, em redes sociais, na tarde desta quinta-feira (19). Camilo comentou ainda que a única forma de reduzir a contaminação é o isolamento social. "Isso é a experiência do mundo inteiro".

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Ceará subiu para 55. Já o número de casos sob investigação subiu de 259 para 766 entre esta quarta e quinta-feira. Já foram descartadas 118 notificações desde o surgimento da doença no estado, no fim de janeiro. Os números são do boletim da Secretaria da Saúde (Sesa) divulgado nesta quinta-feira (19).

Veja as medidas:

Suspensão por 10 dias do funcionamento de bares, barracas de praia, restaurantes, lanchonetes, templos e igrejas, museus, academias de ginástica, feiras livres, lojas que prestem serviço de natureza privada, galerias e centros comerciais,

Liberados os serviços de entrega por aplicativo.

As medidas restritivas não se aplicam a bares que funcionem no interior dos hotéis e pousadas, desde que sirvam somente aos hóspedes;

Interrupção do funcionamento do metrô em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, a partir de 0h de sábado (21);

Fim das viagens intermunicipais, a partir da 0h de segunda -feira (23);

Prorrogação do ponto facultativo para os servidores públicos do estado até sexta-feira (27);

Barreiras nas divisas do Ceará com outros estados, para fiscalização sanitária;

Suspensão das atividades do setor industrial até 29 de março, exceto a produção de itens essenciais

Não são afetados pela medida:

Estabelecimentos médicos ehospitalares;

Laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos;

Clínicas de fisioterapia e vacinação;

Distribuidores e revendedores de água egás;

Distribuidores de energia elétrica;

Serviços de telecomunicação;

Segurança privada;

Postos de combustíveis;

Funerárias;

Padarias;

Estabelecimentos bancários;

Clínicas veterinárias,

Lojas de produtos para animais;

Lavanderias;

Supermercados;

O governador também pediu atenção de todos com os familiares mais idosos, que estão no grupo de risco. "É fundamental o cuidado com os idosos no Ceará. É o público mais vulnerável. Vamos proteger as pessoas acima de 60, 70, 80 anos. A orientação é que só saiam de casa em extrema necessidade e evitem que os seus avós, seus parentes mais velhos saiam de casa", destacou.

Ciclo do coronavírus

Foto: Arte/G1

Initial plugin text