Justiça Federal decide que Estudantes de Medicina da UFC podem se formar antes do previsto para atuarem contra o novo coronavírus

Justiça Federal decide que Estudantes de Medicina da UFC podem se formar antes do previsto para atuarem contra o novo coronavírus

De acordo com o Sindicato dos Médicos do Ceará, a decisão é voltada para 90 universitários que estão no 12º período letivo. Um grupo de 90 estudantes que se encontram no 12º período letivo do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi autorizado a se formar antecipadamente para atuar contra o novo coronavírus. A decisão foi proferida pela Justiça Federal e o despacho divulgado nesta terça-feira (24).

De acordo com o Sindicato dos Médicos do Ceará, a ação foi interposta pelo próprio Sindicato, com medida de Tutela de Urgência. A decisão é inédita e pode abrir precedentes para pedidos similares.

Conforme o Sindicato, o pedido aconteceu devido ao "impacto que a propagação do coronavírus está causando nos serviços de saúde, sendo urgente a necessidade de salvaguarda e ou realocação dos profissionais que atuam na linha de frente da doença e integram o grupo de risco".

O Sindicado também divulgou que a ação foi impetrada junto à Advocacia Geral da União. Na decisão, o juiz federal Danilo Dias Vasconcelos de Almeida determinou que a União viabilize a inscrição dos estudantes de medicina da UFC no chamamento público para adesão ao Programa Mais Médicos pelo Brasil.

Casos

Nesta terça-feira (24), a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) divulgou que há 185 casos confirmados de pessoas acometidas pelo novo coronavírus no Ceará. Foram mais 21 casos contabilizados desde a divulgação do penúltimo boletim, na segunda-feira (23). Da região Nordeste, o Ceará permanece sendo o estado com mais confirmações.

Fortaleza é o principal ponto de concentração dos infectados, com 170 pessoas. Outros cinco municípios apresentam manifestação da Covid-19, sendo eles Aquiraz (6), Sobral (4), Fortim (1), Mauriti (1) e Juazeiro do Norte (1). Outros dois casos são de residentes de outros estados, sendo um da capital de São Paulo e outro de Uberlândia, em Minas Gerais.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 16h00 desta terça-feira (24), 2.100 casos confirmados de novo coronavírus no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal. São 36 mortes no total, sendo 30 em São Paulo e seis no Rio de Janeiro.

Tire dúvidas sobre o coronavírus; G1 responde a 42 perguntas

Testes para diagnosticar coronavírus podem levar de 15 minutos a 7 dias

Guia de isolamento domiciliar: como preparar casa

Hospital no PV

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou nesta segunda-feira (23) a construção de um hospital de 3,5 mil m² dentro do Estádio Presidente Vargas, no Bairro Benfica. A nova unidade de saúde contará com 17 enfermarias com 12 leitos - total de 204 leitos - para receber pacientes diagnosticados com a Covid-19. A estrutura do hospital já começou a ser montada na tarde desta segunda (23).

Vacinação contra gripe

O Shopping Iguatemi, North Shopping Fortaleza e Jóquei, o Via Sul e o RioMar Kennedy e Papicu vão ser locais para vacinação contra a gripe, além do estacionamento da Universidade de Fortaleza. Escolas da rede municipal também serão integradas à campanha, conforme anúncio feito nesta segunda-feira (23) pela secretária municipal de Saúde, Joana Maciel. Além disso, pessoas com mais de 80 anos receberão a vacina em casa.

A vacinação nestes lugares ocorrerá na quarta-feira (25) e durante o fim de semana.

De acordo com a secretária, os espaços serão usados para evitar aglomerações, que podem contribuir para a transmissão do novo coronavírus. A campanha tem como foco, durante esta primeira fase, o grupo envolvendo idosos e profissionais de saúde.

"O Influenza também causa doenças graves e é muito importante que você, que tem mais de 60 anos, se vacine. Outra questão é que também é importante que você não tenha doenças causadas por outros vírus para que não seja confundido com a Covid-19", disse Joana.

Transmissão comunitária

O Estado do Ceará já registra caso de transmissão comunitária do novo coronavírus, de acordo informação do secretário de Saúde, Dr. Cabeto. A transmissão comunitária - quando o contágio da doença está ocorrendo dentro do próprio estado - aumenta a necessidade de isolamento social. "Agora passam a ser contágios múltiplos entre pessoas do próprio estado por isso aumenta mais ainda a importância do isolamento social", ressaltou Cabeto.

Medidas do governo do Ceará

Veja as medidas anunciadas entre 16 e 22 de março pelo governo do estado contra proliferação do novo coronavírus:

Decreto de situação de emergência na saúde pública;

Aulas suspensas em escolas e universidades públicas por 15 dias;

Proibição de eventos com mais de 100 pessoas;

Compra de mais de 10 mil kits para diagnosticar os casos de Covid-19;

Destinação de 200 leitos para enfermaria e 30 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para atender aos pacientes;

Compra de 600 UTIs e equipamentos de proteção para os profissionais da saúde;

Isolamento social;

Suspensão por 10 dias do funcionamento de bares, barracas de praia, restaurantes, lanchonetes, templos e igrejas, museus, academias de ginástica, feiras livres, lojas que prestem serviço de natureza privada, galerias e centros comerciais (liberados os serviços de entrega por aplicativo). As medidas restritivas não se aplicam a bares que funcionem no interior dos hotéis e pousadas, desde que sirvam somente aos hóspedes;

Interrupção do funcionamento do metrô em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, a partir de 0h de sábado (21);

Fim das viagens intermunicipais, a partir da 0h de segunda-feira (23);

Prorrogação do ponto facultativo para os servidores públicos do estado até sexta-feira (27);

Barreiras nas divisas do Ceará com outros estados, para fiscalização sanitária;

Suspensão das atividades do setor industrial até 29 de março, exceto a produção de itens essenciais;

Suspensão por 90 dias (abril, maio e junho) da cobrança de água para consumidores de baixa renda;

Suspensão por 90 dias da cobrança da tarifa de contingência;

Lançamento de edital para artistas, que farão apresentações on-line;

Inspeção de passageiros que chegam pelo aeroporto de Fortlaeza.

Ciclo do coronavírus

Foto: Arte/G1

Initial plugin text