Sem poder ficar perto da esposa durante o parto, pai recebe surpresa e vê filha nascer por vídeo chamada

Sem poder ficar perto da esposa durante o parto, pai recebe surpresa e vê filha nascer por vídeo chamada

Maternidade de MS restringiu acesso de acompanhantes no centro cirúrgico devido ao Covid-19, porém, surpreendeu muitos pais com ligações na hora do parto. Casal foi o primeiro passar por restrições em maternidade de MS devido ao novo coronavírus

Leandro Brandão/Arquivo Pessoal

Uma hora e cinquenta e nove minutos depois da internação e Cecília veio ao mundo, com 49 centímetros e 2.910kg, na Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande. Enquanto a mãe estava no centro cirúrgico, o pai ficou bem longe, sentado em um banco da recepção ao lado dos sogros. Eles foram os primeiros a receber a surpresa e ver o parto por vídeo chamadas, como medida de contenção ao avanço do novo coronavírus. Em 4 dias, 12 procedimentos já foram realizados desta forma.

"Eu recebi a mensagem um dia antes da data prevista para o quarto e, quando meu marido chegou em casa, me pegou chorando e aí eu falei que ele não poderia acompanhar o parto. Foi uma angústia muito grande, ele sempre participou de tudo, de todo o pré-natal. Ao chegar na maternidade, entrei e eles ficaram na recepção. Antes mesmo de entrar no centro cirúrgico eu já estava chorando e as pessoas me pedindo calma", contou ao G1 a mãe, a policial militar Tahyane Cyles Cunha Brandão, de 34 anos.

Maternidade de MS adota vídeo chamada para pais acompanharem nascimento de filhos

Conforme Tahyane, o que acabou com toda a apreensão dela foi entrar na sala de parto e, logo depois, ver a foto do marido no celular do médico. "Eu não sabia da ligação. Pediram para ele deixar o aparelho carregado, mas, não imaginei que ele receberia esse tipo de ligação e ainda na hora do parto. O médico foi muito humano e eu tenho imensa gratidão e carinho por todo o cuidado destes profissionais", comentou.

O marido dela, o vendedor Leandro Ribeiro Brandão, de 33 anos, conta que estava conversando com os sogros quando o aparelho tocou. "Foi uma questão de saúde, mas, nem passou pela minha cabeça que seria daquele jeito. Só que ocorreu tudo bem graças a Deus e agora voltamos pra quarentena", ressaltou.

O casal conta ainda que a data do parto, dia 22 de março, foi escolhida porque era a data em que eles completaram 20 anos de namoro. E a alta médica também foi antes da data prevista, também por prevenção ao vírus.

Pai recebeu ligação durante parto da filha em MS

Redes Sociais/Divulgação

Já o médico que realizou o parto, o obstetra Manoel Cordeiro, explica que a medida é essencial na maternidade, já que muitos profissionais da saúde circulam por ali e também existe a questão da falta de equipamentos de proteção individual (EPI's), algo que está em falta em milhares de hospitais ao redor do mundo.

"Eu fui o responsável por este parto e, na hora em que ela entrou no centro cirúrgico, já fiz a ligação para tentar diminuir o espaço entre o pai e a filha, algo que também acalmou a mãe. O caso deles foi a primeiro após as medidas tomadas na maternidade e, até essa quarta-feira (25), já foram 12 partos, sendo 6 cesáreas e 6 normais", finalizou.

Pai acompanhou nascimento da filha da recepção de maternidade com vídeo chamada

Leandro Brandão/Arquivo Pessoal