É #FAKE que vídeo mostre chinesa com coronavírus sendo presa em mercado da Austrália após cuspir em bananas

É #FAKE que vídeo mostre chinesa com coronavírus sendo presa em mercado da Austrália após cuspir em bananas

Imagens de duas mulheres diferentes em duas ocasiões distintas são usadas para construir mensagem falsa. Mulher que foi presa não cuspiu em frutas nem estava infectada. Circula pelas redes sociais um vídeo com imagens de câmeras de segurança que mostram uma mulher próxima a uma banca de frutas, cuspindo. Em seguida, em outra imagem, uma mulher é presa pela polícia dentro de um supermercado. A legenda diz: "Na Austrália, dentro de um shopping, uma chinesa é presa após ser flagrada cuspindo nas bananas". A mensagem é #FAKE.

G1

A mulher que foi presa no supermercado não é a mesma que aparece junto a uma banca de bananas. Elas, inclusive, usam roupas diferentes. Também não é verdade que a mulher que foi presa tenha testado positivo para coronavírus, como diz o texto falso.

Jornais australianos como o canal 7 News apontam que a mulher que aparece sendo presa foi algemada pela polícia do lado de fora de uma loja da Woolworths após se envolver em uma confusão com um funcionário e se recusar a deixar a loja. Vários casos similares de clientes insatisfeitos com as restrições impostas pela pandemia foram registrados na Austrália.

Initial plugin text

Já a outra parte do vídeo mostra cenas de câmeras de segurança bastante desfocadas em que uma mulher asiática parece cuspir perto de uma banca de bananas, mas ela não está na mesma loja em que a primeira mulher foi presa.

Procurada, a Woolworths garante que as imagens que mostram a mulher cuspindo não foram feitas na loja de Chullora, que fica a 15 km de Sidney e onde a outra mulher foi presa.

Além disso, não há nenhuma evidência que esse outro vídeo tenha sido feito também na Austrália ou que a mulher que cospe nas frutas estivesse infectada.

"Incentivamos os clientes a desconfiar de informações falsas nas mídias sociais", afirma, em nota, o porta-voz da rede de lojas.

É #FAKE que chinesa com coronavírus foi presa em mercado após cuspir em bananas

G1

Vídeo: Veja como identificar uma mensagem falsa

Como identificar se uma mensagem é falsa

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE

Initial plugin text