Brasileiros que estavam na Bolívia cruzam a fronteira a pé e começam a chegar no país

Brasileiros que estavam na Bolívia cruzam a fronteira a pé e começam a chegar no país

De acordo com o Itamaraty, cerca de 900 brasileiros estão sendo retirados da Bolívia por conta do novo coronavírus. A maioria vive no epicentro da doença no país, a região de Santa Cruz de La Sierra. Brasileiros sentados depois de cruzarem a fronteira

Carla Salentim/TV Morena

Os primeiros brasileiros que moram na Bolívia, trazidos em uma operação organizada pelo consulado do Brasil, começaram a cruzar a fronteira a pé na manhã desta sexta-feira (3). Eles vieram de ônibus de Santa Cruz de La Sierra até Puerto Quijarro, e depois se desolacaram até Corumbá, Mato Groso do Sul.

Os viagentes estão chegando aos poucos, a expectativa é que até o fim da tarde desta sexta, cerca de 500 brasileiros desembarquem em Corumbá. A retirada deles da Bolívia é por conta da pandemia no novo coronavírus, segundo o consulado.

De Corumbá os brasileiros estão seguindo viagem até Campo Grande (MS) ou direto para São Paulo. De acordo com o consulado, o procedimento deve se repetir neste sábado com com mais 250 brasileiros, e no dia seguinte, com mais 150. Os brasileiros são na maioria estudantes de medicina ou recém-formados.

De acordo como último boletim , a Bolívia registrou 132 casos de novo coronavírus, tem 37 suspeitos e 9 pessoas morreram por conta da doença. A região mais afetada é justamente onde vivem a maioria dos brasileiros no país, Santa Cruz de La Sierra, com mais da metade de todas as confirmações.

A Bolívia está em estado de emergência desde o dia dia 19 de março, por conta da pandemia. O país vive um período de quarentena com fronteiras chegadas, restrições de tráfego, comércio e aeroportos fechados