Semana Santa terá programação transmitida pelas redes sociais no Centro-Oeste


Semana Santa terá programação transmitida pelas redes sociais no Centro-Oeste

Além de missas, a Diocese de Divinópolis, responsável por 54 paróquias, publicou uma série de ritos para católicos seguirem durante o período. Encenação da Paixão de Cristo em Divinópolis

Christyam de Lima/Avoice

Com a pandemia do novo coronavírus, fiéis de todo Centro-Oeste vão poder acompanhar a programação da Semana Santa pelas redes sociais, segundo a assessoria da Diocese de Divinópolis, responsável pelas 54 paróquias no Centro-Oeste.

As encenações da paixão de Cristo que reúnem centenas de pessoas anualmente, foram canceladas em Divinópolis e em todas as cidades da região.

Encenação da Paixão de Cristo é cancelada em Divinópolis por causa do novo coronavírus

Encenação reúne anualmente centenas de pessoas na Praça da Catedral em Divinópolis

Christyam de Lima/Avoice

As celebrações religiosas foram suspensas dia 18 de março pela Diocese. No entanto, antes da suspensão, no dia 16 de março, a Diocese havia emitido um comunicado orientando como as pessoas deveriam se portar nas igrejas.

As medidas ocorreram como prevenção ao coronavírus, mas não foram suficientes. Foi necessário haver a suspensão dos encontros, o que também consta no primeiro decreto publicado pelo Executivo.

Bispo de Divinópolis orienta fiéis sobre conduta de proteção em missas por conta do coronavírus

Coronavírus: prefeitura de Divinópolis assina decreto de emergência

Público online

Desde a suspensão os fiéis estão acompanhando as celebrações pela internet. E, segundo a Assessoria da Diocese, a média de público online por missa é sete a oito mil pessoas. Os fiéis seguem as orientações do pároco e rezam de casa.

Assim será também na Semana Santa, que é a ocasião mais importante da igreja católica. No site da Diocese de Divinópolis estão sendo divulgadas orientações do que os fiéis devem fazer de casa durante o período.

Como descrição, o texto de abertura diz que as orientações são para que todas as famílias vivam de forma mais espiritualizada a Semana Santa a partir do lugar onde cada um está e portanto, são dadas as devidas sugestões para cada dia.

"O importante é zelar pela vida, em tempo de coronavírus, e zelar pela fé, no tempo intenso da preparação imediata e a celebração pascal" , descreve o texto.

Veja a seguir as sugestões publicadas pela Diocese para os dias de celebrações:

Domingo de Ramos e da Paixão

Coloque um ramo verde na porta, portão ou muro de sua casa ou apartamento. Sinal de sua participação neste domingo.

Na hora da transmissão da missa de Ramos e da Paixão pela TV, rádio ou internet, prepare um pequeno altar, com uma toalha vermelha (cor litúrgica do dia), uma cruz, um belo ramo verde/vaso florido e a Bíblia, aberta no texto da entrada de Jesus em Jerusalém (Mateus 21,1-11). O ramo ou vaso será abençoado no início da celebração através das mídias.

Terminada a transmissão da missa, coloque o pequeno altar com a cruz, o ramo verde/vaso e a vela onde a família costuma rezar. Acenda-se a vela quando alguém for rezar ainda neste dia.

Segunda, terça e quarta-feira santa

Durante a transmissão e sua participação na missa pelas mídias, colocar, no cantinho de oração familiar, a vela acesa, o ramo/vaso abençoado no domingo e a cruz, se possível sobre uma toalha ou pano roxo (cor litúrgica destes dias).

Rezar o Santo Terço após a celebração assistida/ouvida, já que não haverá procissões públicas.

Ceia do Senhor

Início do tríduo pascal. Para este tríduo, vivemos uma quaresma de preparação.

À noite, preparar a mesa da casa como se fosse para um café ou uma refeição. Participar da missa transmitida com piedade e atenção. Terminada a missa, a família (sem convidados para se evitar ajuntamento maior de pessoas) se senta para tomar a ceia doméstica.

Antes da refeição, leiam o texto do lava-pés: João 13,1-15.

Na porta principal da casa ou janela, colocar (ou pendurar) uma cruz para sinalizar que sua família está celebrando o tríduo pascal. Se possível ainda, faça um pequeno altar com uma toalha branca (cor litúrgica do dia), a Bíblia e a vela que acompanharam a semana até esta noite santa.

Paixão e morte do Senhor (dia de jejum, abstinência de carne, oração e penitência)

Preparar em algum lugar da casa, onde a família for rezar, um altar com a Bíblia e uma bela cruz com Jesus nela, sobre uma toalha ou pano vermelho (cor litúrgica do dia).

Pela manhã, cada família poderia rezar a Via Sacra (pelo livro da Campanha da Fraternidade ou outro qualquer) ou acompanha-la por alguma transmissão (rádio, TV ou internet).

Às 15h, ligar a TV, rádio ou internet, para a Celebração Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus. Abrir sua Bíblia no texto da paixão: João 18,1 – 19,42.

Durante o silêncio de contemplação/adoração da cruz, fixem os olhos na cruz que está sobre seu altar doméstico. Jesus morreu por nós e para nossa salvação! Adore este mistério em silêncio, com reverência e gratidão.

À noite, a família poderia rezar o Terço da Misericórdia diante do altar doméstico.

Vigília Pascal

Preparar um altar com toalha branca (cor litúrgica desta noite), com flores, a cruz, uma vela nova (que será abençoada nesta noite; algumas paróquias oferecem ou vendem mini-círios), a Bíblia e um copo com água.

A sua vela será abençoada como o Círio Pascal nas Igrejas, no início da Vigília.

A água será abençoada durante a celebração para ser tomada e aspergida como recordação batismal.

Deixe a Bíblia aberta no texto evangélico desta noite, a Ressurreição do Senhor (Mateus 28,1-10).

Páscoa da Ressurreição

Mantenha o belo altar da noite anterior: flores, vela, cruz, Bíblia, água abençoada e, acrescentando agora, uma imagem de Nossa Senhor

Participe da missa da Páscoa pelas mídias.

Acompanhe a bênção do Santíssimo Sacramento dada neste dia.

Em seguida, se houver após a missa um percurso com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da sua paróquia ou cidade, prepare-se para contempla-lo passando - quem sabe - na frente de sua casa.

Organizar o almoço ou um café como refeição familiar para celebrar a Páscoa.

Hoje celebra-se também o triunfo de Nossa Senhora. Diante do altar, a família poderia concluir o dia com o Santo Terço.

Para quem desejar acompanhar, o Instagram e Facebook da Diocese é:@diocesedivinopolis.

Celebrações da Semana Santa serão transmitidas nas redes sociais da Diocese de Divinópolis

Túlio veloso/Diocese de Divinópolis

Domingo ramos, segunda, terça e quarta missa. sábado missa. sexta feira da paixão,

facebooke intagram da diocese: diocesedivinpoipois - 25 cidades que integrama dioce de dicinópolis.