Coronavírus é "tão mortal quanto ebola" em casos de internação, diz estudo

Coronavírus é

 

Trata-se do maior estudo da Europa analisando casos de covid-19, incluindo dados de 16.749 pacientes internados no Reino Unido. No entanto, o estudo, divulgado na plataforma medRxiv, não passou ainda pelo processo de peer review — ou revisão por pares, quando outros especialistas analisam anonimamente o trabalho dos autores antes da publicação.

De acordo com a pesquisa, pelo menos um terço dos pacientes internados com covid-19 morrem. Dos casos analisados:

49% sobreviveram e receberam alta;
33% morreram;
17% ainda estavam em tratamento.
A doença tem manifestação leve para a maioria das pessoas e pode ser tratada em casa, mas cientistas apontam que é importante destacar o quão perigosa a infecção pode ser.

Ser obeso, ter idade avançada e ser homem são fatores que aumentam muito o risco de morte, segundo indicam dados de 166 hospitais britânicos.

"Algumas pessoas insistem em acreditar que a covid-19 não é pior do que uma gripe ruim. Elas estão gravemente enganadas", diz Calum Semple, pesquisador líder do estudo e professor de medicina da Universidade de Liverpool.

"A taxa bruta de mortalidade para pessoas internadas com casos graves de covid-19 é de 35% a 40%, o que é semelhante à das pessoas internadas no Ebola."

"As pessoas precisam ouvir isso e colocar na cabeça… é uma doença incrivelmente perigosa."

No entanto, em geral, acredita-se que a taxa de mortalidade pelo novo coronavírus é inferior a 1%, pois muitas pessoas têm manifestações leves da doença.

Para ler a matéria completa na BBC Brasil clique aqui.