Como não engordar na quarentena? Veja como fugir do quadro de risco

Como não engordar na quarentena? Veja como fugir do quadro de risco

Desde o começo da pandemia, alguns perfis logo foram colocados no grupo de risco. Idosos e pessoas com doenças crônicas, por exemplo, precisam de cuidados redobrados e você já está cansado de saber disso.

Acontece que, apesar de não ser propriamente uma novidade, mais recentemente, as atenções estão sendo voltadas para outro perfil de gente que está no grupo de risco: os obesos.


"A obesidade é considerada uma doença crônica, reconhecida na condição de inflamação crônica de baixo grau. Essa condição, onde o indivíduo possui IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 30Kg/m2, abre portas para outros tipos de doenças como hipertensão, diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares e consequentemente uma queda na imunidade, sendo assim qualquer indivíduo exposto a essas condições, pode desenvolver a covid-19 ou qualquer outra infecção respiratória grave", explica Juliana Lima, nutricionista comportamental, especialista em transtornos alimentares.


Juliana explica que o contexto do isolamento propicia a ansiedade como um fator que afeta o padrão alimentar e isso aliado à ociosidade, pode levar uma pessoa a começar a engordar.


"São as duas situações que mais ouvi dos pacientes desde que a quarentena iniciou. Primeiramente, é necessário reduzir a ansiedade, para isso indico a prática da meditação diariamente antes de iniciar o dia e sem dúvidas, ter uma rotina desde a hora em que acorda, até a hora de dormir. São tarefas simples como tomar banho ao acordar, arrumar a cama, preparar o cardápio alimentar do dia, ler um capítulo de algum livro, praticar exercício físico, lavar roupa, brincar com os filhos, fazer home office. Por menor que sejam essas funções, sua mente está ocupada e não focada em comida. Outra forma de controlar o desejo pela comida é ter um planejamento alimentar diário, além de ajudar na hora das compras do supermercado, reduz muito os pensamentos em torno da comida".


E na hora de comer, não pode ser qualquer coisa, principalmente agora que sua saúde precisa estar em dia. "Os alimentos fonte de vitamina C são grandes aliados da imunidade, dentre eles temos brócolis, kiwi, laranja, morango, goiaba, mamão papaia, couve, assim como os alimentos antioxidantes que também são essenciais, dentro dessa lista temos alguns como o açafrão frutas cítricas e vermelhas, aveia, cacau, cenoura, tomate, melancia, pitaya. A ingestão de água também é fundamental para manter um organismo saudável, a dose recomendada por dia é de 35ml vezes o seu peso corporal". - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS