Entenda quais cuidados você deve ter com os pets durante a pandemia

Entenda quais cuidados você deve ter com os pets durante a pandemia

Ao passear com os pets, por exemplo, o uso de máscara é indispensável, mas há outras orientações que os residentes destacam: somente uma pessoa deve ir ao passeio e ela deve escolher lugares com menos circulação possível; o passeio deve ser curto para atender apenas às necessidades do animal.

Entretanto, os profissionais destacam que não deve haver interações entre animais durante o caminho, muito menos entre os donos. E ao chegar em casa é extremamente importante colocar em prática os hábitos de higiene tanto para si quanto para os animais: lavar as patas do animal com sabão neutro e secar muito bem, e não esquecer de lavar as próprias mãos.

Outros cuidados que deve-se tomar é em relação aos medicamentos que cães e gatos podem receber. Durante o isolamento, algumas pessoas caem na tentação de medicar seu animal sem conversar com um médico veterinário, o que é muito perigoso, como ressaltam os residentes: "Alguns medicamentos são tóxicos para os bichos, tais como: paracetamol, ibuprofeno, aspirina, diclofenaco, entre outros", divulgam.

O cuidador deve se atentar, também, aos sinais que os animais apresentam caso forem intoxicados. Febre, prostração, diarreia edor abdominal, são exemplos dos sintomas. Neste caso, a orientação é procurar atendimento veterinário imediatamente.

A UFPR ainda informa que o Hospital Veterinário da instituição está fechado para atendimentos em razão da pandemia, mantendo somente as atividades essenciais para a saúde dos animais internados.