Aumento nas vendas de Smart Speakers no Brasil pode trazer oportunidades para o rádio

Aumento nas vendas de Smart Speakers no Brasil pode trazer oportunidades para o rádio

Em geral, a função de reprodução de rádios é a 7° mais usada pelos donos dos dispositivos. Ela só é menos frequente do que o uso para tocar músicas em aplicativos, responder dúvidas pontuais, checar a previsão do tempo, ver notícias, conferir a hora e programar um alarme. Aqui no Brasil,o estudo da Nextdial sobre consumo digital de rádio já inclui o Smart Speaker entre os dispositivos analisados.

A grande mudança dos Smart Speaker é a volta do áudio como elemento presente no cotidiano dos lares. Todas as inovações tecnológicas mais recentes tinham como foco o aspecto visual, como os smartphones, os tablets, os computadores e as televisões. Dessa maneira, o formato dos assistentes pessoais valoriza os conteúdos em áudio – motivo que também traz oportunidades de crescimento para os podcasts.

Outro fator importante é o que os assistentes pessoais significam para seus usuários. Na edição de 2018 do estudo Smart Audio Report, 61% dos usuários afirmaram que utilizar o dispositivo era como ter alguém para conversar – característica muito valorizada pelos ouvintes do rádio.

A oportunidade para atingir um crescimento na audiência é grande, por conta da retomada do protagonismo do áudio. No entanto, as emissoras de rádio precisam encontrar formas de se adaptar a esse dispositivo, pois o consumo de conteúdo dentro deles pode ser muito condicionado pelos algoritmos impostos pelos desenvolvedores.

Para entender mais sobre essas contradições, vale a pena ler o artigo de Marcelo Kischinhevsky e Debora Cristina Lopez, de 2019, "A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto de big data".

Publicado primeiro em Banda B » Aumento nas vendas de Smart Speakers no Brasil pode trazer oportunidades para o rádio