Após falar em veto, fabricante de vacina da Oxford na Índia diz que venda está liberada

Após falar em veto, fabricante de vacina da Oxford na Índia diz que venda está liberada

“As duas companhias comunicam a intenção conjunta de desenvolver a produção e fornecimento de vacinas contra a covid-19 para a Índia e o mundo”, diz a nota. “Vacinas são um bem de saúde pública global e têm o poder de salvar vidas e acelerar o retorno da economia à normalidade o mais cedo possível”, acrescenta. Não há citação específica, contudo, ao imunizante da AstraZeneca e da Oxford.

“Pai” da polêmica, Poonawalla compartilhou o comunicado dos laboratórios em seu Twitter e chamou o suposto veto à exportação das vacinas de “falha de comunicação”. “As exportações de vacinas são permitidas para todos os países. (…) Estamos todos unidos na luta contra esta pandemia”, publicou.

A possibilidade de veto à exportação por parte do governo indiano preocupou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que articula a importação de 2 milhões de doses prontas do imunizante. O Itamaraty chegou a ser acionado para tentar reverter a situação junto a Nova Délhi, como informou nesta segunda-feira o Estadão/Broadcast.