Terremoto deixa ao menos 35 mortos na Indonésia; hospital desabou - vídeo

Terremoto deixa ao menos 35 mortos na Indonésia; hospital desabou - vídeo

O terremoto foi sentido fortemente por cerca de sete segundos, mas não disparou um alerta de tsunami -de acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos, o epicentro estava a 18 km de profundidade e ocorreu às 2h18 desta sexta (15h18 de quinta, no horário de Brasília).

Vídeos nas redes sociais mostram moradores fugindo em motos para regiões mais altas e uma criança presa sob os escombros enquanto pessoas tentavam remover os destroços com as mãos.

A agência de desastres da Indonésia disse que uma série de 26 tremores secundários em um período de 24 horas causou ao menos três deslizamentos de terra, além de ter interrompido o fornecimento de energia elétrica e destruído pontes que ligam as cidades aos centros regionais. Mais cedo nesta quinta, outro terremoto de magnitude 5.8 já havia atingido a região, sem causar danos significativos.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, expressou solidariedade às vítimas e seus familiares em uma declaração publicada em vídeo, aconselhando as pessoas a manterem a calma e pedindo que as autoridades intensifiquem as operações de busca e resgate.

A Indonésia fica na região conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, com intensa atividade sísmica devido ao encontro entre placas tectônicas, que é regularmente atingida por terremotos.

Em 2018, um terremoto devastador de magnitude 6.2, seguido por um tsunami, atingiu a cidade de Palu, também em Sulawesi, matando mais de 4.000 pessoas.

A Indonésia também foi o mais afetado entre os 14 países atingidos por um tsunami provocado pelo terremoto de magnitude 9.1 em 2004. A tragédia provocou mais de 230 mil mortes.