Busca pelo aplicativo "Saúde Já" mostra que expectativa por vacina é grande em Curitiba, diz coordenadora

Busca pelo aplicativo

“Tivemos um número muito significativo de usuários que baixaram e se cadastraram no aplicativo. Isso é muito importante. Estamos vendo que a população terá uma boa adesão à vacinação”, disse Leia Regina sobre a expectativa dos curitibanos em relação à proteção contra as complicações causada pelo novo coronavírus.

Silva também ressaltou a importância da imunização contra o vírus que já infectou mais de 96 milhões de pessoas e ceifou a vida de pelo menos 2.058.534 pacientes ao redor do mundo. “Sabemos que a vacina traz a proteção individual, mas se não tivermos boas coberturas vacinais, não conseguiremos minimizar a circulação viral. Precisamos que as pessoas venham se vacinar, e essa busca pelo aplicativo demonstra o quanto a população tem vontade de ser vacinada”, disse.

Foto: Daniel Castellano/SMCS

No entanto, a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, afirmou durante entrevista à Banda B, na última segunda-feira (18), que Curitiba precisa estar pelo menos 60% imunizada para pensar em "abrir mão" do uso de máscaras: “A vacina não elimina o novo coronavírus. Nós vamos continuar tendo casos de Covid, vamos continuar a depender do uso da máscara, distanciamento social, evitar aglomerações, arejar os ambientes, álcool em gel, tudo vai permanecer por um bom tempo. Nós temos uma maratona, não é uma corrida de 100 metros. Não é que a pessoa vacine e pode abandonar a máscara. Nós precisamos ter pelo menos de 60% a 70% de cobertura da população para, aí sim, poder liberar algumas medidas, como o uso da máscara”.

Primeiro dia de vacinação

Em Curitiba, 807 doses da Coronavac foram aplicadas somente no primeiro dia de vacinação, nesta quarta-feira (20). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram imunizados moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência e profissionais da saúde.

“Foi um dia de bastante trabalho. Iniciamos o processo de vacinação na parte da manhã e vimos que deu bastante resultado. Temos uma longa maratona de vacinação e esperamos que o número de imunizados aumente a cada dia”, afirmou Leia Regina.

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Já no segundo dia de vacinação, o número de imunizados aumentou. Segundo a SMS, Curitiba aplicou, nesta quinta-feira (21), mais 1.235 doses da Coronavac. Ao todo, 2.042 doses foram aplicadas em dois dias.

Nesta primeira fase de vacinação, 250 profissionais de enfermagem que serão vacinadores na campanha estão na lista de prioridade. Além disso, há cerca de 6 mil moradores, funcionários e cuidadores das 127 instituições de longa permanência; 3 indígenas aldeados da aldeia Kakané-Porã, na Regional Tatuquara; cerca de 12 mil profissionais de saúde da linha de frente da pandemia em toda a cidade; e as equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de profissionais de serviços de remoção médica particulares devem ser imunizados. A capital paranaense deve receber cerca de 46.320 unidades da Coronavac, que contemplam a primeira e segunda dose.

Apesar de Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, estar sendo preparado para atender os curitibanos, um ato simbólico marcou o começo do momento mais aguardado pela população. Nesta terça-feira (19), teve início a montagem dos 52 boxes que deverão estar concluídos até o dia 26.

Pandemia não acabou

Com a aprovação do uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford no último domingo (17), a expectativa do recebimento do imunizante aumentou. Porém, ainda se faz necessária a manutenção das medidas de prevenção, conforme alertou a coordenadora do Centro de Vacinas de Curitiba. Para ela, o vírus não será extinto rapidamente e a higienização das mãos, distanciamento social e o uso de máscara não podem sair da rotina.

“A população precisa entender que a quantidade de vacinas que o Brasil e Curitiba dispõem ainda não é suficiente para atender a todos os grupos, então aguarde a sua vez e quando for chamado venha se vacinar. Só assim conseguiremos superar esta fase que não tem sido nada fácil”, ressaltou.

Boletim epidemiológico

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (21), 3.126 novos casos de Covid-19 e outras 71 mortes. Ao todo, o Paraná já registra 511.460 casos da doença e 9.171 mortos.

Curitiba, segundo a SMS, chegou a marca de 124. 197 casos e 2.530 mortes, após ter confirmado 496 novas infecções e 12 óbitos, nesta quinta-feira (21).

Como baixar o app

Segundo a prefeitura, qualquer cidadão que mora em Curitiba, independentemente de ter ou não plano privado de saúde, pode baixar o aplicativo e fazer o pré-cadastro.

  • 1/2Foto: Divulgação
  • 2/2Foto: Divulgação

O aplicativo está disponível nas versões Android, iOS e web. O Saúde Já Curitiba é gratuito e, para acessar, basta informar o número do Cartão SUS (ou CPF) e a data de nascimento. Mais informações www.saudeja.curitiba.pr.gov.br.

Quem não quiser tomar a vacina poderá optar pelo termo de recusa, que o aplicativo oferece. A opção aparece como “Não quero vacina”.