Uso de máscara PFF2/N95 por toda população acabaria com pandemia em dois meses, diz pesquisador da UFPR

Uso de máscara PFF2/N95 por toda população acabaria com pandemia em dois meses, diz pesquisador da UFPR

 

“Um pesquisador americano sugeriu que se todo mundo usasse esse tipo de máscara [PFF2/N95] durante 60 dias, a pandemia provavelmente desapareceria. Tão grande é a eficiência do uso de elementos de infiltração”, afirmou Maltempi, o também presidente da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Novo Coronavírus da UFPR.

Segundo o professor, esse tipo de máscara pode oferecer 99% de proteção se bem ajustada ao rosto, e combinada do distanciamento social. “Essa máscara, que na verdade é chamada de respirador, reduz em até até 95% a passagem de partículas com tamanho 0,03 mm. Alguns estudos mostram que para a Covid, ela dá uma proteção de 99%”, destacou à Banda B.

O infectologista Marcelo Daher, que integra a Sociedade Brasileira de Infectologia, chegou a afirmar que as máscaras PFF2/N95 são as melhores em termos de eficácia na filtração de ar.

A PFF2, que significa Peça Facial Filtrante, é considerada um EPI (Equipamento de Proteção Individual) e se difere apenas no nome, já que nos EUA essa máscara é conhecida como N95.

Esse tipo de proteção, de acordo com o pesquisador da UFPR, é recomendada para ambientes que podem ter pessoas contaminadas, para trabalhadores que têm contato com muitas pessoas e para pertencentes aos grupos de riscos da Covid.

É possível fazer a reutilização deste mecanismo desde que não esteja suja e funcione corretamente no rosto. Após o uso, é recomendável que a máscara seja colocada em um local seco e arejado por 72 horas para inativar o vírus.