Mais de 5,5 milhões de pessoas viajaram até outra cidade para se vacinar no Brasil

Metrópoles

As diferenças em grupos prioritários e na disponibilidade de imunobiológicos estão levando milhões de brasileiros a viajar em busca de vacina contra a Covid-19. De acordo com microdados do Ministério da Saúde, quase 5,5 milhões de doses foram aplicadas em pessoas que não moram na cidade em que a aplicação do imunizante foi feita.

Foto: Jonathan Campos/AEN

Isso representa 16,4% do montante registrado no banco de dados no momento da análise. Do total de doses aplicadas, 1,1 milhão contemplou pessoas que não moram na unidade federativa (UF) em que a vacina foi dada. As informações foram compiladas pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.

As doses são distribuídas por unidade federativa, levando em conta a população-alvo de cada etapa do plano de imunização. Assim, o “turismo da vacina” acaba sendo mais grave quando envolve entes da Federação diferentes. O gráfico a seguir mostra quantas pessoas saem de um local específico para conseguir imunobiológico em outra UF e a quantidade das que chegam a determinado lugar em busca da proteção contra o novo coronavírus.

Leia a reportagem completa com os dados e a resposta do Ministério da Saúde AQUI no Metrópoles, parceiro da Banda B