"MS pode ser um case a ser estudado, caso as doses da Janssen venham", diz Nelson Trad

O Senador Nelson Trad (PSD), repercutiu durante sessão remota do Senado nesta quarta-feira (9), o pedido do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Consems-MS ) ao Ministério da Saúde para o envio de doses da vacina contra Covid-19 da Janssen, na qual deve chegar na semana que vem.

O senador, também falou do fato dele ter de ser aplicada até no máximo dia 28 de junho, devido ao prazo de vencimento estar perto do limite.

Segundo ele, o estado pode ser case para o Plano Nacional de Imunização para identificar a imunidade coletiva, mais popularmente conhecida como imunidade de rebanho.

Pelo prazo curto de vencimento, que precisará um esforço de logística imenso e pelo meus Estado sempre confiar entre os três ente federativos que mais vacinam, eu acredito que a solicitação do Consems deve ser levada em consideração, pois esse esforço, pode ser estudado pelo Ministério da Saúde para nos entendermos como funciona a imunização em massa da população e qual o resultado dela na queda do número de óbitos", projetou.

O senador pode ter razão em sua análise se ela tiver como pano de fundo estudos recentes do Instituto Butantan feitos com a vacina produzida pelo o órgão, a Coronavac, na cidade de Serrana, interior do Estado de São Paulo.

Segundo os cientistas, o controle da pandemia se deu depois que 3 dos 4 grupos receberam a segunda dose.

Ou seja, cerca de 75% da população. De acordo com o Instituto Butantan, logo depois do fim da vacinação, o número de mortes caiu 95% no município.

Protocolado

A deputada federal Rose Modesto protocolou nesta tarde, junto ao Ministério da Saúde, ofício reiterando o pedido feito pelo Consems-MS ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para enviar o lote com 3 milhões de doses da vacina contra Covid-19 da Janssen ao Estado.

Segundo a parlamentar, essa é a primeira remessa da vacina que virá para o Brasil e deve ser aplicada até 27 de junho.

Sendo assim, o pedido tanto do Consems quanto da deputada, reforçam a necessidade de logística e gestão das doses para conseguir aplicá-las em tempo hábil.

"Mato Grosso do Sul vem contabilizando números recordes de novos casos e mortes em razão da Covid-19. A ocupação dos leitos de UTI também atingiu os patamares máximos. Pacientes estão sendo removidos para outras unidades da federação em razão da falta de leitos no estado. Todo esse cenário reforça a necessidade de uma atuação concentrada no processo de imunização da população do estado", explica a parlamentar no ofício.