De Itaquiraí - 'Cowboy de aço': Fernando Rufino, ouro na Paralímpiada de Tóquio, conquista título mundial de canoagem

O mundial foi disputado na Dinamarca 13 dias depois de conquista inédita em Tóquio. Outro representante de Mato Grosso do Sul, Débora Benevides ficou com o bronze entre as mulheres.

De Itaquiraí - 'Cowboy de aço': Fernando Rufino, ouro na Paralímpiada de Tóquio, conquista título mundial de canoagem

Depois do ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o sul-mato-grossense Fernando Rufino, 36 anos, conhecido por aqui como "Cowboy de Aço" conquistou mais um título no Campeonato Mundial de Canoagem na prova VL2 200m (canoa).

A disputa foi nesta sexta-feira (17), no Lago Bagsværd, ao norte de Copenhague, capital da Dinamarca. Rufino completou o percurso em 53s93 e levou medalha de ouro.

"Hoje, aqui na Dinamarca, me consagro campeão mundial na canoa, VL2, espero manter todo o treinamento até Paris 2024. Foi uma prova bem cansativa, mas estou muito feliz de ser campeão mundial, um presente para a minha carreira. Achei uma competição bem cansativa, logo após os Jogos Paralímpicos, 15 dias depois, mas é um Mundial e todo mundo teve que manter o treinamento", declarou Rufino.

Completaram o pódio o espanhol Higino Rivero (56s21) em segundo lugar e o português Norberto Mourão (56s54) em terceiro. O brasileiro Luis Carlos Cardoso, outro medalhista nos Jogos de Tóquio, também disputou a mesma final e terminou a prova em oitavo lugar.

Mais uma medalha para MS

Outra sul-mato-grossense, Débora Benevides ficou com o bronze na mesma disputa entre as mulheres. Débora fez a prova feminina do VL2 200m (canoa) com o tempo de 1min06s30 e ficou com o bronze.