Beto Preto propõe isolamento maior no Paraná em relação ao anunciado pelo Ministério da Saúde

Beto Preto propõe isolamento maior no Paraná em relação ao anunciado pelo Ministério da Saúde

Nesta terça-feira (11), o Ministério anunciou a redução do tempo mínimo de isolamento para sete dias, caso o paciente não apresente mais sintomas por pelo menos 24 horas. O isolamento pode cair para cinco dias, sem sintomas respiratórios, nem febre e não esteja usando medicamentos por 24 horas, e tenha resultado do exame RT-PCR ou antígeno negativo.

Desde o início da pandemia, a orientação era de que o paciente com sintomas leves a moderados fosse de 14 dias. Ao longo da pandemia, caiu para dez dias e depois sete.

Sobre isso, Beto Preto disse durante entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira (12), que a equipe da Sesa discutiu o tema com os conselhos municipais da saúde do Paraná.

“Propusemos sete dias para pacientes assintomáticos, considerando o inicio no dia do resultado do teste, e dez dias para sintomáticos, mesmo com sintomas mais leves. Com cinco dias, teríamos que testar duas vezes e temos dificuldades na Sesa de testar duas vezes em um período tão curto”, explicou.

Antes, o secretário Beto Preto confirmou o primeiro caso de contaminação pela variante ômicron no Paraná. O laudo com o resultado do sequenciamento genômico realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi enviado para a Sesa na manhã desta quarta.

Beto confirmou ainda a retomada as aulas presenciais na rede pública do estado a partir de 1º de fevereiro, sem a cobrança de passaporte da vacina.