Jornal britânico contesta Carnaval em meio à guerra e brasileiros respondem

Em notícia publicada nesta terça-feira (1º), o jornal britânico Daily Mail destacou a ocorrência de festas de Carnaval paralelamente às invasões na Ucrânia. Com a manchete: “A festa continua no Rio”, o jornal afirmou que milhares de pessoas ocuparam as ruas no Brasil para celebrar o Carnaval nos últimos dias, “enquanto o resto do mundo protesta em solidariedade pela invasão da Ucrânia pela Rússia”.

Desfile de Blocos Clandestinos de carnaval no centro da cidade do Rio de Janeiro, RJ, nesta quarta feira, 02. (Foto: Saulo Angelo/Futura Press/Folhapress)

“Fotografias mostram grandes grupos de artistas e festeiros desmascarados participando de uma festa de rua não oficial no fim de semana, embora a cidade tenha proibido tais reuniões em locais públicos”, diz a notícia.

“Enquanto o Brasil continua festejando, outras nações se solidarizam com a Ucrânia […] Os alemães em Colônia trocaram suas tradicionais festividades de carnaval por uma manifestação anti-guerra”.

Em resposta à publicação da matéria no Twitter do Daily Mail, alguns brasileiros questionaram a ocorrência de eventos na Europa, como a Fashion Week em Milão e jogos de futebol envolvendo, inclusive, times ingleses. Outros questionaram a forma como tragédias brasileiras seriam relativizadas na mídia britânica. No entanto, a maioria dos internautas aproveitaram a situação para ironizar a publicação com memes sobre a relação do Carnaval para os brasileiros.

“Carnaval é um feriado muito importante aqui. Apesar do Covid, algumas pessoas simplesmente não resistem à festa. Assim como Boris Johnson”, respondeu um, em inglês.

“Sinto muito, se eu soubesse que não comemorar o carnaval acabaria com a guerra eu juro que não faria. Eu realmente espero que Israel não mate palestinos por causa do meu carnaval”, disse outro.