Sociedade Ucraniana do Brasil diz que áudios de Mamãe Falei são "repugnantes e tenebrosos"

A Sociedade Ucraniana do Brasil emitiu uma nota neste sábado (5) repudiando as falas do deputado estadual Arthur do Val (Podemos/SP) sobre as mulheres ucranianas.

Comunidade ucraniana de Curitiba se unem em oração pela paz no Memorial do Parque Tingui. Curitiba, 25/02/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A gravação foi revelada em primeira mão pelo colunista Igor Gadelha, do Portal Metrópoles, parceiro da Banda B. O deputado enviou áudios a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL) com uma série de comentários machistas sobre as refugiadas ucranianas.

Nas mensagens, às quais a coluna teve acesso, o parlamentar afirma que as refugiadas que ele encontrou na fronteira entre a Eslovênia e a Ucrânia “são fáceis, porque são pobres”.

A Sociedade Ucraniana do Brasil considerou que as declarações ofendem não só as que foram citadas, mas a todas.

Leia a nota na íntegra:

“São repugnantes e tenebrosos os áudios divulgados pela imprensa, gravados pelo deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), o Mamãe Falei. Trata-se de um ato de desrespeito e ataque às mulheres.

Ele ofende não só as que foram citadas, mas a todas. Atinge também nossa origem e história, já tão agredidas por diversas frentes em diferentes épocas.

Aproveitar-se de fragilidades de qualquer nível em um estado de guerra é, além de condenável, desumano.

Enquanto uma das várias entidades representativas dos ucranianos no Brasil, cobramos respostas sobre tal atitude que não deve ter espaço na vida pública.

Respeitem as mulheres!

Sociedade Ucraniana do Brasil – SUBR”