SP aplicará 4ª dose contra Covid em pessoas com 80 anos ou mais partir de segunda

O governador João Doria (PSDB) disse nesta quarta-feira (16) que o estado de São Paulo irá adotar a quarta dose da vacina contra Covid-19 em pessoas acima de 80 anos. A imunização terá início na próxima segunda-feira (21).

Em coletiva de imprensa ao ar livre e sem máscara no Palácio dos Bandeirantes, o tucano diz que 900 mil idosos deverão receber o reforço em São Paulo.

Só poderão receber a quarta dose a partir de segunda-feira aqueles que há pelo menos quatro meses receberam a terceira dose.

GUARULHOS, SP, 08.02.2021 – VACINAÇÃO-CORONAVÍRUS-SP – A cidade de Guarulhos que fica localizada na grande São Paulo, inicia nesta segunda-feira (8), a imunização contra o coronavírus (Covid-19), em sistema drive-thru na avenida Paulo Faccini, em frente ao parque Bosque Maia, apenas para idosos com idade igual ou superior a 90 anos. O horário de funcionamento inicia às 9h com término às 17h e segue até o término das doses destinadas a esta faixa etária. Durante os dias em que sediar a campanha, o parque estará fechado ao público e a expectativa é que o bosque volte a abrir a partir de quinta-feira (11), das 6h às 18h, até o próximo sábado (13), no mesmo horário, obedecendo às regras da fase laranja do Plano São Paulo de combate à Covid-19, do Governo do Estado. (Foto: Fepesil/TheNews2/Folhapress)

Neste momento, o Ministério da Saúde recomenda a quarta dose para pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos.

Os estados e municípios não são obrigados a seguirem as recomendações do governo federal, como reforçou o STF (Supremo Tribunal Federal) em decisão de 2020, e podem elaborar regras próprias para o combate à pandemia.

Essa é a segunda vez em que Doria anuncia a disponibilidade da quarta dose. No dia 9 de fevereiro, ele disse que a quarta dose estaria liberada para toda a população do estado mesmo sem o aval da saúde, mas especificou a data.

Dois dias depois do anúncio de Doria, o Ministério da Saúde não recomendou a quarta dose da vacina contra a Covid para a população em geral.

Segundo a nota técnica da pasta, divulgada na época, era necessário antes de decidir sobre ampliar o uso da quarta dose compreender o cenário epidemiológico com maior detalhamento quanto às hospitalizações, óbitos e infecções pela Covid-19 entre determinados grupos etários e sua relação com o status de vacinação (vacinados x não vacinados).