O spray forense que está ajudando a combater violência contra a mulher

Um homem foi condenado e preso por violência doméstica após ser borrifada com uma substância chamada SmartWater — um líquido que aparece sob luz ultravioleta. Foi a primeira vez que a substância foi usada como prova para condenar alguém por violência doméstica no Reino Unido.

A substância, que permanece na pele por até seis semanas e na roupa por muito mais tempo, vincula categoricamente o agressor que foi borrifado ao lote específico de spray utilizado.

E agora esta tecnologia está sendo testada pela polícia britânica com o objetivo de proteger as mulheres e combater violência de gênero.

A vítima do agressor condenado, de West Yorkshire, é uma das mais de 200 mulheres em toda a Inglaterra que agora possuem kits de dissuasão forense em suas casas.

Os kits incluem um spray portátil, um gel para aplicar em maçanetas e portões e um dispositivo automático que borrifa o líquido se alguém se aproximar da casa.Pule Talvez também te interesse e continue lendoTalvez também te interesse

“O estupro e a violência contra a mulher muitas vezes são difíceis de processar judicialmente, e muitos desses crimes ocorrem a portas fechadas. Pode ser a palavra de um contra a do outro”, diz o detetive Lee Berry, superintendente da polícia de West Yorkshire, que teve a ideia.

“Com a substância, podemos rastrear alguém de volta a um local. Saberemos quem é o agressor e também quem é a vítima.”

Saiba mais em BBC.