Coleção de animais empalhados de R$ 150 milhões é confiscada na Espanha

Coleção de animais empalhados de R$ 150 milhões é confiscada na Espanha

Muitas das espécies confiscadas já estão extintas, como é o caso do “órix dammah”, também conhecido como órix do Saara, um animal que deixou de existir no início do ano 2000, segundo a lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

As autoridades espanholas também se depararam com outras espécies que estão próximas do desaparecimento, como o tigre de Bengala e o addax, popularmente conhecido como antílope branco.

Foram encontrados animais como guepardo, leão, leopardo, lince, urso polar, rinonceronte-branco e leopardo-das-neves. Outras objetos colecionados que chamaram a atenção dos oficiais foram cerca de 200 grandes presas de marfim de elefantes.

Investigações

A recuperação destes animais faz parte da operação “Valcites” que, segundo a Associated Press, foi iniciada em novembro, quando as autoridades espanholas descobriram a existência de uma coleção particular. Agora, os esforços da Guarda Civil estão direcionados aos crimes de contrabando de espécies da flora e fauna de diferentes localidades. O proprietário da coleção é suspeito de tráfico e outros crimes contra o meio ambiente.

A Guarda Civil também está analisando documentos fornecidos pelo responsável pelas peças apreendidas que possam comprovar a posse.