Recife reinicia buscas após fortes chuvas e suspende festejos juninos

Recife reinicia buscas após fortes chuvas e suspende festejos juninos

Há registro de 3.957 desabrigados, principalmente nos municípios da região metropolitana do Recife e na Zona da Mata, e 533 desalojados.

Nesta segunda, o prefeito João Campos (PSB) anunciou, ao visitar a creche Miguel Arraes, onde a prefeitura está recebendo donativos para ajudar as famílias, que decidiu suspender as comemorações juninas no Recife, como as festas de São João e São Pedro.

“Com isso, nós vamos incrementar em R$ 15 milhões as ações direcionadas para as famílias atingidas”, disse o prefeito.

Há 3.500 moradores em abrigos da prefeitura na capital nesta segunda, de acordo com Campos.
No Recife, as aulas presenciais para os mais de 95 mil estudantes foram suspensas nesta segunda-feira.

Segundo a gestão municipal, estudantes terão acesso a aulas remotas por meio da plataforma Educa Recife. Dos 41 abrigos ofertados pela prefeitura, 25 são escolas, creches e centros sociais.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) está no Recife nesta segunda-feira para “melhor se inteirar” da tragédia. Segundo ele, o governo federal disponibilizou desde o início todos os meios para socorrer as famílias atingidas.

No sábado, Câmara nomeou 92 concursados do Corpo de Bombeiros para começarem atuação neste domingo a fim de acelerar as buscas.

Bombeiros enviados pelo Governo da Paraíba e profissionais especializados no atendimento a casos de deslizamentos de Minas Gerais também reforçam as forças operacionais. Uma equipe da Defesa Civil do Rio de Janeiro está no Recife para reforçar o atendimento.

De acordo com previsão da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), o Distúrbio Ondulatório de Leste -que gerou os grandes volumes de chuva nos últimos dias- se dissipou, mas ainda restam instabilidades no oceano que podem provocar chuvas de forma moderada, entre a Zona da Mata e a região metropolitana do Recife.

No entanto a tendência é a estabilização da atmosfera, com redução gradativa dos volumes de chuva, segundo a agência.

Só entre as 23h de sexta e as 11h deste sábado foram registradas chuvas que chegaram a 236 milímetros em alguns pontos da capital pernambucana, de acordo com a Defesa Civil.

Isso equivale a mais de 70% do previsto para todo o mês de maio na cidade, que é de 328,9 milímetros.