Cidades de 6 estados e do DF têm protestos contra lei de abuso de autoridade e a favor da Lava Jato

Manifestantes também citam apoio ao governo de Jair Bolsonaro. Manifestante segura cartaz em ato na Esplanada dos Ministérios, em BrasíliaRafaella [...]

Cidades de 6 estados e do DF têm protestos contra lei de abuso de autoridade e a favor da Lava Jato

Manifestantes também citam apoio ao governo de Jair Bolsonaro. Manifestante segura cartaz em ato na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Rafaella Vianna/TV Globo

Manifestantes se reuniram em 12 cidades de seis estados e no Distrito Federal, na manhã deste domingo (25), para protestar contra o projeto de lei de abuso de autoridade, que foi aprovado pelo Congresso e enviado para sanção do presidente Jair Bolsonaro. Foram registrados atos em SP, BA, MG, DF, PA, AL e MA.

Os protestos, que foram convocados pelo grupo Vem pra Rua, também citam apoio à Lava Jato e ao governo Bolsonaro. Pedem ainda a indicação do procurador Deltan Dallagnol à Procuradoria-Geral da República.

Manifestantes fazem protesto a favor da operação Lava Jato no Farol da Barra

Luana Assiz/TV Bahia

Abuso de autoridade

O projeto de lei sobre abuso de autoridade foi aprovado pelo Congresso Nacional em 14 de agosto. O texto define cerca de 30 situações que configuram o crime de abuso de autoridade. O texto considera crime, entre outros pontos:

Obter provas por meio ilícito,

Decidir por prisão sem amparo legal;

Decretar condução coercitiva sem antes intimar a pessoa a comparecer ao juízo;

Obter prova em procedimento de investigação por meio ilícito;

Pedir a instauração de investigação contra pessoa mesmo sem indícios de prática de crime;

Divulgar gravação sem relação com as provas que se pretende produzir em investigação, expondo a intimidade dos investigados;

Decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado de forma manifestamente descabida ou sem prévia intimação de comparecimento ao juízo.

Veja onde ocorreram protestos:

Distrito Federal

Manifestantes a favor de Bolsonaro fizeram um ato na manhã em Brasília. Os manifestantes ergueram bonecos infláveis no gramado em frente ao Congresso Nacional. Um dos personagens, segundo os organizadores, representava o ministro Sérgio Moro – vestido com roupas do "super-homem".

Três carros de som davam apoio ao ato. Com faixas nas cores verde e amarela, o grupo exibia frases que pediam o "fim da corrupção". Outro cartaz, em francês, dizia "Não somos uma colônia francesa" – em referência às questões que envolvem queimadas na Amazônia.

Bahia

Vestidos de verde e amarelo, o grupo começou a chegar no Farol da Barra, em Salvador, às 9h. Guiados por um trio elétrico e com bandeiras do Brasil, os manifestantes seguiram por volta das 11h, em caminhada em direção ao Morro do Cristo, cerca de 1,2 km depois do Farol da Barra, na orla da cidade. Além de defender a Lava Jato, o grupo também pediu o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e do presidente do STF, ministro Dias Toffoli.

SALVADOR (BA), 9h55: Manifestantes protestam contra a lei de abuso de autoridade

Luana Assiz/TV Bahia

Minas Gerais

A Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, foi ocupada, na manhã deste domingo por manifestantes que se dizem em prol da "reforma moral" do Brasil. A concentração começou por volta das 10h. Vestidas com camisas da seleção brasileira, as pessoas fizeram cartazes a favor do ministro Sérgio Moro e da operação Lava Jato.

Manifestantes começaram a se concentrar na Praça da Liberdade, por volta das 10h

Raquel Freitas/G1

Também houve ato em Uberlândia, onde a concentração começou por volta das 10h. O ato se encerrou às 12h. Participaram integrantes do "Nas Ruas", "Vem Pra Rua", "Movimento Direita Uberlândia (MDU)" e "Não Cruze os Braços".

Moradores de Juiz de Fora fizeram ato no Parque Halfeld, às 10h. O grupo fez uma caminhada pela cidade em apoio à Lava Jato, por veto à lei abuso de autoridade e pelo impeachment dos ministros do Supremo.

JUIZ DE FORA, 11h30: participantes iniciam caminhada pelo calçadão

Telma Elisa/G1