Criminosos criam perfis falsos nas redes e se passam por restaurantes para dar golpe em clientes

Criminosos criam perfis falsos nas redes e se passam por restaurantes para dar golpe em clientes

A assessora Carolina Costa, que trabalha para alguns destes bares e restaurantes, explicou em entrevista à Banda B como funciona o golpe.

“O golpista cria uma conta com um nome parecido ao do restaurante, apenas com um caractere, um underline diferentes, puxam todas as fotos do perfil original e então o perfil deles fica muito parecido. Depois eles vão lá nos seguidores do estabelecimento, abordam pela DM e oferecem algum tipo de vantagem”, disse Costa.

A vantagem envolveria uma espécie de cadastro para que o cliente possa receber um voucher de desconto, por exemplo. No momento do falso cadastro, o cliente, desavisado, passa os seus dados aos golpistas.

“A intenção do golpista é conseguir invadir a conta dessa pessoa e usar o perfil para aplicar golpes. Com a conta da pessoa, eles postam algo nos stories para venda ou pedem pix para os amigos”, cita a assessora dos estabelecimentos.

“Eles usam a nossa credibilidade para aplicar golpes”, conclui ela.

Vários bares e restaurantes já teriam sido usados para a criação de perfis falsos e muitos clientes já teriam sido lesados pelos golpistas.