Incêndio atinge Parque Nacional de Brasília, e ICMBio aciona brigada própria

Incêndio atinge Parque Nacional de Brasília, e ICMBio aciona brigada própria

“O ICMBio informa que está mobilizando esforços para o combate ao incêndio no Parque Nacional de Brasília, com o auxílio da Brigada Nacional Wellignton Peres e com o apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.”

No final do dia, o órgão afirmou que 40 brigadistas e 15 funcionários estavam na região da Barragem de Santa Maria e do córrego da Barriguda.

Além deles, 90 bombeiros trabalham no local. Eles contam com 14 viaturas, um helicóptero e um avião próprio para o combate a incêndios florestais com capacidade para transportar 3.000 litros de água.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou perto da represa de Santa Maria e está avançando pela vegetação na direção oeste do parque. A fumaça pôde ser vista de bairros próximos.

O Distrito Federal está há 121 dias sem chuvas, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O dia mais seco do ano foi registrado no último sábado (3), quando a umidade relativa do ar chegou a 9%.

Nesta segunda (5), o Inmet emitiu um alerta laranja -de perigo- para a região central do país, incluindo todo o Distrito Federal e parte de Goiás.

“Umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”, diz o aviso.

No ano passado, também no mês de setembro, um incêndio atingiu parte da vegetação do parque. Com a seca, o fogo costuma se alastrar rapidamente.

O Parque Nacional de Brasília é mais conhecido pelo nome de Água Mineral. O local é procurado por moradores, especialmente no período da seca, por causa das piscinas e trilhas.

O parque foi aberto em 1961, cerca de sete meses após a inauguração da capital federal. A área tem 42,3 mil hectares e abrange também o município goiano de Padre Bernardo.