"O processo de independência não se constituiu necessariamente como um golpe" afirma professor de história

Na avaliação do Professor Norton, o quadro Independência ou morte do Pedro Américo retrata a marginalidade da população. Norton também aproveitou a oportunidade para abordar sobre o suposto golpe no processo de independência do Brasil sobre o período colonial.

“O quadro traz de um forma muito clara essa marginalidade de população. O processo de independência não se constituiu necessariamente como um golpe. A independência ela instaura o sistema imperial no Brasil. Foi mais uma reação de uma elite que estava presente no Brasil que não queria se alinhar aos interesses da corte portuguesa, após saída de Napoleão Bonaparte.”

Ao longo da entrevista, o Professor Norton explica que, após a renúncia de Dom Pedro 1º, instaurou-se o período da regência que é marcado por inúmeros conflitos em vários pontos do Brasil, no Norte e Nordeste, e na cisplatina. “Foi um período de muita turbulência que só vai terminar em 1842 com a revolução liberal, que foi muito ativa aqui na nossa região”, diz Norton.

A entrevista completa é possível ser ouvida logo abaixo.

Tribunal da Notícia

Para saber mais sobre a psicologia de casos de repercussão Paraná, assista na íntegra ao programa. O Tribunal da Notícia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14 horas, na Banda B AM 550 e FM 79.3, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Banda B e o Facebook Portal Banda B.

Ouça a entrevista completa:

Tribunal da Notícia – 07/09/2022 – Bloco 1
Tribunal da Notícia – 07/09/2022 – Bloco 2