Pinhais pede colaboração entre comunidade e agentes de endemias para o combate à dengue?

A Prefeitura de Pìnhais, por meio da Secretaria de Saúde, reforça que o trabalho dos agentes de endemias é de fundamental importância para o efetivo combate ao mosquito da dengue no município. Com o aumento das chuvas, a proliferação do vetor da doença pode subir, por isso, a colaboração entre comunidade e servidores deve ser fortalecida.

Divulgação

Os agentes trabalham uniformizados, com coletes pretos sob a inscrição “Vigilância Sanitária” na área das costas e o brasão da Prefeitura de Pinhais. Eles ainda carregam uma mochila preta contendo os materiais necessários para uso em campo, que também possui o brasão da prefeitura.

Além disso, os agentes utilizam crachá, pelo qual o morador pode visualizar a foto, nome completo e número de matrícula e brasão da prefeitura. Esses dados podem ser confirmados pelo telefone e WhatsApp da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental: (41) 99102-9824.

Segundo dados da Semsa, em Pinhais, existem atualmente 276 focos do mosquito da dengue. A gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Priscila Cristiane Bordin, alerta que com a frequência das chuvas, as chances desses focos voltarem a subir é grande. “Os ovos permanecem por aproximadamente 450 dias em depósitos secos, até que com a presença da água, ele venha a eclodir”, explica.

Casos de dengue

No período de 1º de janeiro a 31 de agosto, a Gerência de Epidemiologia registrou 127 casos notificados de dengue (casos suspeitos); 17 confirmados importados (pessoa com sinais e sintomas que tenha viajado nos último 14 dias para área com ocorrência de transmissão de dengue, e apresenta resultado de exame laboratorial positivo); 3 casos autóctones (pessoa sem histórico de viagens, esteja com sinais e sintomas e resida em área onde se registram casos de dengue, ou tenha a presença de Aedes aegypti, com resultado de exame laboratorial positivo para dengue); além de 106 descartados e 4 suspeitos.