Dicionário Oxford elege a gíria "modo goblin" como palavra do ano

Saiba o que é "gaslighting", a palavra do ano de dicionário em inglês

“Modo goblin” surgiu como palavra do ano em um momento em que, pela primeira vez, a editora do dicionário Oxford fez uma votação aberta ao público. O envolvimento foi grande, com mais de 300 mil pessoas -93% do total- votando nessa expressão. O segundo e o terceiro colocados foram metaverse (metaverso) e #IStandWith (algo como #EuApoio).

A tradução literal de “modo goblin” para o português seria “modo duende”, mas a expressão é pouco conhecida no Brasil. Citada pela primeira vez no Twitter em 2009, a gíria ganhou as redes sociais de falantes de inglês em fevereiro de 2022, após uma notícia falsa atribuída à celebridade Julia Fox, musa de Kanye West.

“Julia Fox se abre sobre seu relacionamento "difícil" com Kanye West: "Ele não gostava quando eu entrava no modo goblin”, dizia o título da notícia, depois desmentida por Fox em sua conta no Instagram.

“Goblin mode” cresceu em popularidade nos meses seguintes, à medida que as restrições de bloqueio da Covid diminuíram em muitos países e as pessoas se aventuraram a sair de casa com mais regularidade.

“[A expressão] aparentemente capturou o humor predominante de indivíduos que rejeitaram a ideia de retornar à "vida normal" ou se rebelaram contra os padrões estéticos cada vez mais inatingíveis e estilos de vida insustentáveis exibidos nas mídias sociais”, diz o texto de divulgação da Oxford Languages, responsável pelo dicionário.

“Dado o ano que acabamos de vivenciar, o "modo goblin" ressoa com todos nós estamos nos sentindo um pouco sobrecarregados neste momento. É um alívio reconhecer que nem sempre somos os "eus" idealizados que nos encorajam a apresentar em nossos feeds do Instagram e do TikTok”, disse Casper Grathwohl, o presidente da Oxford Languages, no comunicado.

Segundo ele, uma prova disso é a ascensão de plataformas como o BeReal, onde os usuários compartilham imagens de si mesmos sem edição, muitas vezes capturando momentos autoindulgentes no “modo goblin”.

Em março, em uma reportagem sobre a viralização da gíria, a repórter de tecnologia do Guardian Kari Paul escreveu que o “modo goblin” “abraça os confortos da depravação” e se tornou mais popular devido ao terceiro ano da pandemia “e ao temor do início da Terceira Guerra Mundial”.

Outros dicionários conhecidos divulgaram suas “palavras do ano” recentemente. Para o americano Merriam-Webster, é gaslighting, termo descrito como “manipulação psicológica de uma pessoa, geralmente por um longo período de tempo, o que faz com que a vítima questione a validade de seus próprios pensamentos”.

Já o dicionário Collins elegeu “permacrise” a palavra de 2022 -o termo descreve a sensação de viver em um período prolongado de instabilidade e insegurança, explica a editora.