Ano novo, saúde mental em dia: 7 hábitos diários para viver melhor em 2023

Todo começo de ano as pessoas se enchem de promessas para fazerem dos próximos 395 dias um período melhor. Mas já parou para pensar que tudo passa pela saúde mental? Se tudo não estiver fluindo bem internamente, não adianta tentar melhorar outros quesitos.

Foto: Pixabay.

Nos últimos anos, tivemos grandes desafios com relação a este assunto. Pandemia, política acirrada deixando os nervos à flor da pele, problemas financeiros e familiares. Tudo parece ter ficado ainda mais evidente.

Por isso listamos 7 hábitos que podem ajudar a melhorar a rotina:

Relaxe

Nos dias atuais, não há quem não esteja estressado por algum motivo. Seria hipocrisia dizer que é possível viver sem estresse. Mas é possível aprender maneiras de responder à tensão a partir de técnicas de relaxamento. Há quem goste de meditação, mas esse momento relax também pode ser com a técnica de respiração consciente, leitura ou até mesmo um banho.

Um bom banho pode ser uma das dicas mais simples para ajudar a relaxar. Foto: Pixabay.

Tenha gratidão

Essa palavra se tornou polêmica depois que passou a ser muito utilizada. Mas incluir a gratidão na rotina pode ajudar a olharmos a vida de outra forma, tentando sempre enxergar um ponto positivo no que estamos vivendo naquele momento. Especialistas dizem que quem inclui a gratidão no dia-a-dia tem redução no estresse e diminui os sintomas da depressão, melhorando também o humor.

Interação social é bom

A pandemia nos tirou algo muito importante, que é a interação social, estarmos junto com outras pessoas. Por mais que ainda estejamos com medo de sair de casa e tenhamos perdido o costume de interagir pessoalmente, isso é essencial para o ser humano. Por isso, faça este esforço reservando um tempo para amigos e familiares, pois assim os sentimentos de solidão diminuirão. 

Mas lembre-se que também faz parte de melhorar a saúde mental saber dizer não. Por isso, se você perceber que está se esforçando demais para manter as interações sociais, relaxe e diga não naquele momento. Aprender os próprios limites também é importante.

Quando estamos com amigos e pessoas que gostamos, melhoramos nossa saúde mental. Foto: Shutterstock.

Pense na saúde física

Pode parecer chatice falar de saúde física. Mas saúde mental está diretamente ligada à saúde física, por isso é importante investir o tempo que conseguir em três principais áreas:

  • Melhore seu sono. Se você não dorme o suficiente, não vai conseguir regular emoções e também não vai conseguir lidar com o estresse do dia-a-dia. 
  • Coma alimentos que aumentem a felicidade, pelo menos em poucas porções, e beba muita água. A hidratação está ligada diretamente à diminuição da ansiedade e da depressão.
  • Faça exercício, por menor que seja a atividade. Por mais que pareça clichê, ser ativo é uma maneira de melhorar o humor e fazer você se sentir bem. 
Não é preciso fazer muito: uma simples caminhada pode ajudar a melhorar a saúde mental. Foto: Pixabay.

Redes sociais

Os celulares e as redes sociais têm nos ajudado bastante, mas tudo que usamos em excesso pode nos trazer muitos malefícios, inclusive quando o assunto é ansiedade e depressão. Por isso, reduza a quantidade de tempo que você dedica às redes sociais e desapegue do celular nos horários livres.

Cuide de seus sentimentos

Na infância, principalmente as meninas, aprendemos a escrever um diário e ali passar tudo que sentimos e vivemos, né? Pois é, o diário é uma ferramenta legal para quem quer conhecer e cuidar dos próprios sentimentos. Como será feito depende de cada um, com registros diários ou apenas quando estiver estressado, mas criar esse hábito pode ajudar no progresso. 

Escrever em um diário por 15 minutos todos os dias reduziu significativamente o estresse e os sentimentos de ansiedade de participantes de um estudo de 2018. Também há uma pesquisa que mostra que a prática ajuda a lidar com sintomas de depressão e transtorno de estresse pós-traumático.

Adotar um diário e rir podem ser bons remédios. Foto: Freepik.

Ria!

A gente aprende desde pequeno que “rir é o melhor remédio”, pois bem, de fato é. Nem sempre estamos satisfeitos com as situações que encaramos em nossas vidas, mas praticar o hábito de sorrir pode ajudar a diminuir a tensão. Dicas: assista a um filme de comédia, procure vídeos que te façam bem e não esqueça de rir de si mesmo.

Fonte: CNET.