Primeiro-ministro britânico é multado por vídeo em que aparece sem cinto de segurança

Primeiro-ministro britânico é multado por vídeo em que aparece sem cinto de segurança

Ele acrescentou que “o primeiro-ministro acredita que todos devem usar cintos de segurança” e que Sunak não se sente de forma alguma acima da lei.

No Reino Unido, um passageiro que não use o cinto de segurança -quando houver um disponível- é multado em 100 libras (R$ 646) caso seja pego pelas autoridades. O valor pode aumentar para 500 libras (R$ 3.230) se o caso for a tribunal.

O Partido Trabalhista, de oposição, se refestelou com a história, é claro, trazendo à memória um vídeo em que o político aparentemente teve dificuldades para entender como fazer um pagamento com cartão. “Rishi Sunak não sabe administrar um cinto de segurança, seu cartão de débito, um serviço de trem, a economia, este país”, disse uma porta-voz. “É uma dolorosa exibição sem fim.”

Outra parlamentar da legenda, Cat Smith agradeceu à polícia de Lancashire por manter a segurança de trânsito “e lembrar que ninguém está acima da lei”.

É a segunda vez que Sunak leva uma punição desse tipo fazendo parte do governo. Em abril de 2022, quando ocupava o posto de ministro das Finanças, ele foi multado, ao lado do então premiê Boris Johnson e sua esposa Carrie, por quebrar as regras de restrição para conter a Covid.

Os três haviam participado de uma festa de aniversário de Boris em Downing Street, em junho de 2020. O episódio, junto com uma série de outros eventos, formou o que ficou conhecido como “partygate”, somando-se a outros escândalos da gestão do hoje ex-primeiro-ministro e precipitando sua queda.

Resta saber agora o impacto que o passeio de Sunak pode ter em um momento de desgaste do Partido Conservador. O Reino Unido tem eleições marcadas para janeiro de 2025.