Peru fecha acesso a Machu Picchu em meio a protestos e mortes no país

As autoridades peruanas fecharam neste sábado (21/1) o acesso à cidade inca de Machu Picchu, considerada um patrimônio mundial pela Unesco. O motivo alegado para o isolamento da região foi segurança. Ao longo da última semana, o país tem convivido com uma série de protestos. Eles reivindicam a renúncia da presidente do Peru, Dina Boluarte. Até agora, ao menos 50 pessoas morreram nos confrontos ocorridos nessas manifestações.

Foto: DavorLovincic/Getty Images

Em nota, o Ministério da Cultura peruano informou: “A malha rodoviária inca e a cidadela de Machu Picchu foram fechadas em vista da situação social e para garantir a integridade dos visitantes”, anunciou o órgão, observando que a medida vale “até novo aviso”. Ou seja, por tempo indeterminado.

De acordo com a agência de notícias AFP, o governo peruano tomou a decisão após a ferrovia que liga a cidade de Cusco a Machu Picchu ter sido danificada. Os problemas foram atribuídos pelas autoridades a ativistas contrários ao governo. Segundo a concessionária Ferrocarril Trasandino, trilhos da via foram retirados do local na sexta (20/1).

Para ler a matéria completa no portal Metrópoles, parceiro da Banda B, clique aqui.