Dia Mundial do Rádio: o veículo de comunicação é ouvido por 83% da população brasileira

Dia Mundial do Rádio: o veículo de comunicação é ouvido por 83% da população brasileira

Na segunda-feira, Curitiba vai amanhecer com 43 painéis digitais espalhados pela cidade. A campanha tem a intenção de lembrar a todos que o rádio é um meio moderno, cheio de criatividade, ao mesmo tempo sério, onde se pode confiar nas informações, sinônimo de credibilidade. A campanha acontece de 12 a 14 de fevereiro.

Nas mais de 320 emissoras associadas uma campanha especial será veiculada também no dia 13. E nas mídias sociais, todos são convidados a compartilhar sua história ou momentos marcantes com o rádio, utilizando a hashtag #diadoradioaerp.

Segundo o presidente da Aerp, Caique Agustini, a data “é uma oportunidade para mostrar que o rádio traz criatividade para acompanhar as mudanças de consumo do ouvinte e que é o veículo de maior credibilidade entre a população, que confia e reconhece o trabalho responsável realizado pela radiodifusão”.

Ele lembra que “o rádio está há 100 anos fazendo parte do dia a dia do brasileiro e se adapta às mais variadas tecnologias para continuar sendo umas das formas mais eficazes de promover o diálogo entre o cidadão, anunciantes, poder público e todos os setores da sociedade”.

O rádio continua sendo extremamente presente na vida dos brasileiros e a internet tem sido também um espaço para os ouvintes de rádio. 7,4 milhões de pessoas ouvem emissoras de rádio via web, sendo um avanço de 85% em relação à 2019, com um consumo médio de 2h45 min.

Presença do rádio: notícias, entretenimento e publicidade

De acordo com o Censo do Rádio Paranaense, realizado pela Aerp

  • Mais de 85% das rádios pretendem manter ou aumentar equipes de trabalho em 2023.
  • Notícias aparecem em 72,3% das emissoras de rádio.

De acordo com o Inside Radio 2022, da Kantar IBOPE Media

  • Rádio é ouvido por 83% da população brasileira, considerando as 13 regiões pesquisadas pela empresa.
  • 56% dos entrevistados dizem que confiam no veículo para se manterem informados.
  • Alcance do rádio na Grande Curitiba é de 84%.
  • 57% dos brasileiros acreditam que o meio é marcante como uma boa fonte de informação; 55% afirmam se emocionar através da música/esportes/religião, 38% enxergam o Rádio como um companheiro e 35% o veem como um parceiro para a diversão.
  • 3 a cada 5 ouvintes escutam rádio todos os dias, com cada um ouvindo, em média, 3h58 por dia.
  • O perfil predominante entre os ouvintes é de indivíduos entre 30 e 49 anos (42%), das classes AB (44%) e C (41%).
  • 82% dos ouvintes se lembram de ter ouvido propagandas no rádio e quase 40% já converteram o anúncio escutado em compras ou pesquisas.
  • 6.677 anunciantes e 7.065 marcas investiram em rádio no 1º semestre de 2022, um aumento de 31% e 38%, respectivamente, em comparação a 2021.
  • 84% das empresas estimam aumento de faturamento em 2022.

No quesito publicidade, a Aerp criou uma forma de facilitar o anúncio nas plataformas de streaming das emissoras de rádio do estado. Anunciantes podem fazer o contato por meio do departamento comercial da Aerp. Mais informações aerp.org.br.

Dia Mundial do Rádio Unesco

“O rádio e a paz” é o tema proposto pela Unesco na 12ª edição do Dia Mundial do Rádio.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, proposto pela Organização das Nações Unidas, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. O mundo do século XXI é cheio de desafios, por isso, a Unesco faz o alerta para plantarmos a cultura da paz.

Neste sentido, é fundamental pensarmos qual a sua contribuição diária pela paz? Como a sua emissora pode contribuir neste contexto?

Conforme a Unesco, a narrativa pode aumentar as tensões ou manter as condições para a paz em um determinado contexto. Para a Unesco, o rádio pode até mesmo alimentar conflitos, mas, na realidade, o rádio profissional atenua divergências e/ou tensões, evitando sua escalada ou promovendo negociações com vistas à reconciliação e à reconstrução. Ainda conforme a organização, é fundamental neste contexto a responsabilidade dos profissionais do meio para com os cidadãos, a verificação de fatos, a precisão, as reportagens equilibradas e a investigação jornalística. A autonomia com relação a influências comerciais, ideológicas ou políticas potencializa o rádio em seu papel de vetor que leva à paz.