Mulher morre após ser levada por correnteza na região de Sorocaba (SP)

Mulher morre após ser levada por correnteza na região de Sorocaba (SP)

De acordo com a Defesa Civil de Salto de Pirapora, em uma hora e meia choveu 105 milímetros na cidade. O número é 12 vezes maior do que a chuva esperada para o dia todo, que era de oito milímetros.

Houve alagamentos de ruas e inundações em alguns pontos do município. Seis casas foram invadidas pela água, mas ninguém ficou desabrigado ou desalojado.

Em Sorocaba, segundo a Defesa Civil, uma casa foi interditada no Jardim Itanguá, na zona oeste. A família precisou ser removida. Houve queda de muros e de árvores.

Em um período de seis horas, choveu 100 milímetros no município. Assim, o acumulado do ano chegou a 984 milímetros, o que significa o maior volume de chuva dos últimos dez anos. Segundo a prefeitura, no mesmo período do ano passado foram 588 milímetros.

Na manhã desta terça, ainda havia pontos de alagamento no Jardim Abaeté e Vitória Régia, bairros da zona norte da cidade. Segundo o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o nível do rio Sorocaba chegou a 2,1 metros acima do normal na noite de domingo.

Outro bairro afetado pelas fortes chuvas foi o Jardim Faculdade, na região central. Segundo moradores, eles sofrem prejuízos com enchentes há 40 anos.

O aposentado Flávio Vieira instalou há quatro anos uma porta para segurar a água, mas toda vez que chove forte, o nível sobe rápido.

“Já chegou a atingir um metro e meio de altura. As paredes ficam encharcadas, além de ter perdido vários móveis, roupas e desembolsado com materiais de limpeza”, conta.

Na cidade de Itu, houve o rompimento da represa do Itaim, interrompendo o abastecimento de água em alguns bairros.

Segundo Reginaldo Santos, superintendente da CIS (Companhia Ituana de Saneamento), foi preciso interromper o serviço em algumas partes do município por questões de segurança e para manter a boa qualidade da água aos moradores.

Ainda em Itu, a adutora do sistema Pirajibu também se rompeu por causa da chuva e interrompeu o abastecimento na região do Pirapitingui, afetando 45 bairros.

De acordo com a CIS, os trabalhos de reparo na adutora do sistema Pirajibu já estão sendo realizados e o reabastecimento deverá acontecer de forma gradativa. Já quanto à represa do Itaim, o superintendente explica que será preciso avaliar o nível da água para que as obras possam ser iniciadas ainda nesta semana.

“A gente tem que fazer um trabalho como se estivéssemos trocando o pneu com o carro andando, para que a gente possa fazer a recuperação dessa represa o mais rápido possível. Esperamos que não chova para que possamos dar início aos trabalhos”, afirma Santos.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um novo alerta para chuvas intensas e contínuas na região de Sorocaba desta terça até a quinta-feira (15), acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo. A previsão, de acordo com o órgão, é que chova aproximadamente 75 milímetros na região.

A Defesa Civil recomenda atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois pode haver risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo.

Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.