Servidores da Saúde Municipal recebem capacitação sobre Gestão e Organização Financeira do SUS

Servidores da Saúde Municipal recebem capacitação sobre Gestão e Organização Financeira do SUS

A Prefeitura de Itaquiraí por meio da Secretária de Saúde, realizou nos primeiros dias do mês de fevereiro a capacitação sobre gestão e organização financeira do SUS. Os servidores das Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Unidade Básica de Saúde (UBS), receberam a capacitação que tem o objetivo resgatar junto as equipes de saúde o conhecimento sobre o financiamento do SUS e como se dá seu processo de gestão financeira a nível municipal. A iniciativa partiu da coordenação da atenção básica, controladoria da saúde, setor de educação permanente e controladoria geral do município.

Durante as reuniões, estão sendo abordadas as questões legais que embasam o financiamento do SUS, incluindo a portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, que institui o Programa Previne Brasil, estabelecendo o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Foram debatidos temas de suma importância, onde os profissionais tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas sobre fontes de recursos e formas de repasse, bem como sobre a participação da prefeitura de Itaquiraí no que está relacionado aos financiamentos e investimentos para melhorias dos atendimentos à população.

Segundo o Enf. Eduardo Sandim: "Esta capacitação vem agregar valor ao cotidiano do trabalho em saúde, partindo do princípio que quando se tem conhecimento do processo de financiamento e suas repercussões na vida da população assistida pelo sistema, é impulsionado o senso de responsabilidade e otimização dos recursos aplicados, melhorando a qualidade dos atendimentos realizados" disse o coordenador da educação permanente.

De acordo com Jairo Donin, controlador geral do município: "Esta iniciativa foi muito importante para esclarecer às equipes de saúde sobre pontos fundamentais como lei orçamentária anual, planejamento anual, plano plurianual, processo de compra e investimentos aplicados na secretaria de saúde", observou.

É importante destacar que os recursos próprios investidos na saúde do município têm contribuído para ofertar mais ações de prevenção e promoção à saúde, ampliação do atendimento a diferentes especialistas, bem como, melhoria do acesso aos medicamentos necessários para o tratamento dos pacientes.