Zeca do PT se reunirá com Lula para discutir reforma agrária em MS

Zeca do PT se reunirá com Lula para discutir reforma agrária em MS

Em meio aos recentes debates e discussões acerca das invasões e ocupações de terras em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual, José Orcírio Miranda (foto), o "Zeca do PT", destacou ao Correio do Estado que em breve, deve discutir junto ao presidente Lula (mesmo partido), políticas regionais sobre a titulação de terra no país.

O acirramento do diálogo entre fundiários, órgãos de governo e reivindicações por terras em diversos municípios do Estado, é uma das justificativas para o encontro entre ambos.

"Estive junto do presidente Lula recentemente após alguns acontecimentos pessoais, ele me destacou que deve promover uma audiência para debater a reforma agrária do país em breve, e que as conversas devem acontecer neste período pós-carnaval", frisou o deputado.


Zeca disse que além do presidente Lula, as tratativas devem contar com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira Ferreira, e o deputado federal, Vander Loubet (PT-MS). "O deputado federal Vander Loubet também está ciente da conversa que tive com o presidente Lula e deve acompanhar as tratativas sobre a regularização de terras no país", destacou.

Atualmente, as políticas de regularização, compra e titulação de terras competem ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Questionado acerca dos fatos recentes, o deputado disse não acreditar em qualquer tensão entre a esquerda e o Governo do Estado, classificado por ele como "centro-direita".

"Não acredito que os acontecimentos recentes irão tensionar as conversas entre esquerda e direita, nem mesmo o âmbito político. O que pode acontecer é ocorrerem tensionamentos no campo, onde de um lado temos aqueles que querem terra, do outro, aqueles que não pensam em reforma agrária", disse.

Novamente, Zeca do PT disse à reportagem que reconhece as demandas por terra no país, entretanto disse ser contra o modo como as coisas estão acontecendo.

"Temos que adquirir terras sem radicalização. Clareza para estruturar o que temos e realizar a titulação dos espaços já existentes", finalizou o deputado.

Neste período, o Governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), reafirmou que o governo buscará o diálogo para tentar impedir e solucionar possíveis invasões de terra no Estado, e ressaltou que o Executivo não irá aceitar "desordem" e "ilegalidade".