Guaíra opera bloqueios em casos suspeitos de Dengue e Chikungunya

Guaíra opera bloqueios em casos suspeitos de Dengue e Chikungunya
O Município de Guaíra via Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental e equipe de Endemias, da SMS – Secretaria Municipal de Saúde, realiza diariamente ações de bloqueios e controle do mosquito Aedes Aegypti, devido ao aumento de casos suspeitos de dengue e os casos positivos de Chikungunya.
A ação é organizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental, que destaca urgência de ações de bloqueio para conter a proliferação do mosquito, tendo em vista o número crescente de casos suspeitos de dengue.
A Diretoria destaca que: "É importante lembrar que as ações de bloqueio só são realizadas onde há casos de pessoas com suspeita da doença, por determinação do ministério da saúde, e vale lembrar também que o inseticida não elimina as larvas do mosquito. Por isso, cada cidadão tem a obrigação de cuidar de seus quintais, e eliminar recipientes que contenham água parada e possibilitem a reprodução do mosquito."
O trabalho é realizado com a bomba costal, em todas as áreas da cidade onde existam notificações de casos suspeitos. Para que haja mais eficiência no trabalho, a equipe de Endemias pede que os cidadãos guairenses que sigam as orientações a seguir.
Ao ouvirem o barulho da máquina costal próximo de sua residência:
— Deixe portas e janelas abertas;
— Guarde utensílios domésticos e alimentos em recipientes com tampas;
— Cubra as gaiolas dos seus pássaros;
— Retire as roupas dos varais;
— Gestantes, idosos e crianças de colo devem manter a distância das ruas no momento em que a equipe esteja passando com as máquinas;
— Após a aplicação, alimentos e águas dos animais devem ser trocados.
O combate contra o mosquito da Dengue é responsabilidade de todos.
Para sanar qualquer dúvida, entre em contato com a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental, no endereço: Rua Professor Galvoso, n° 516, Centro, ou nos telefones: (44) 3642-8685 / (44) 99704-4279 e agende uma visita.
DICSI: Texto e Foto: Lindomar Vantelino / Revisão: Cíntia Marques