Homem negro condenado a 400 anos de prisão é inocentado depois de 34 anos na cadeia

Homem negro condenado a 400 anos de prisão é inocentado depois de 34 anos na cadeia

Ele foi preso em outubro de 1988 e condenado em 1989 sob a acusação de ter sido o motorista de fuga durante um assalto a duas pessoas que estavam do lado de fora de uma loja em Broward, condado da Flórida. Único preso pelo crime, Holmes foi condenado com base em relatos de uma testemunha com técnicas comuns na época, mas que não seriam aceitas hoje, segundo o gabinete da procuradoria.

Segundo a emissora CBS, uma investigação civil, conduzida pelo irmão de uma das vítimas, chegou a Holmes porque ele tinha um carro similar ao usado pelos criminosos. Mais recentemente, ambas as vítimas se posicionaram a favor da libertação dele.

A procuradoria atuou em conjunto com a Innocence Project of Florida, uma organização que ajuda inocentes presos e para quem Holmes escreveu em 2019 pedindo uma investigação sobre o seu caso. Seth Miller, que atua na ONG, afirmou que havia erros de identificação de carros e fotos em seu processo, além de “indicadores de inocência real”.

Em 2020, ele também contatou a Unidade de Revisão de Condenações da Procuradoria do Estado, que começou a atuar com a ONG. “Não há nenhuma evidência que liga Holmes ao roubo além de uma identificação falha”, disse a promotora Arielle Demby Berger.

“Minha família sempre esteve comigo o tempo todo”, disse Holmes. “Então perder a esperança não era uma questão.”