Saiba qual é o país onde pais estressados têm direito a férias de 3 semanas em spa

Seus dois filhos mais velhos estavam entrando na puberdade. E, com tantas coisas acontecendo, ele se preocupava porque seu filho mais novo não estava recebendo atenção suficiente.

“Todas essas questões estavam me causando enorme estresse”, relembra Schwerk, que trabalha como diretor de criação em uma agência de comunicação em Dresden, na Alemanha. “Foi quando minha parceira disse: "você sabe que temos direito a uma licença de saúde, não sabe?"”

A Alemanha talvez seja o único país do mundo em que pais em dificuldades têm direito legal ao “Kur” – uma licença de saúde de cerca de três semanas, a cada quatro anos.

Veja também

Ativista Greta Thunberg é presa em protesto na Alemanha; assista

O Kur é receitado pelo médico e a maior parte dos custos é coberta por seguro, incluindo refeições, creche e terapias.

Fundamentalmente, a licença pode servir não só para tratar um problema de saúde, mas como medida preventiva para impedir que problemas relativamente pequenos aumentem e se tornem questões piores. Schwerk, por exemplo, decidiu pedir a licença paga pelo seguro como medida preventiva, para tratar da sua insônia.

“Minha principal necessidade era realmente passar o máximo de tempo possível com meu filho, sem estresse, e voltar a ter um estilo de vida mais saudável”, afirma ele

Em janeiro de 2020, ele e seu filho mais novo passaram três semanas em uma clínica no litoral. Schwerk fez cursos de terapia de relaxamento muscular, meditação, caminhadas nórdicas e ioga – tratamentos que ele nunca havia tentado antes. Ele chegou a abrir mãos de alguns hábitos cultivados há tempos.

“O álcool é totalmente proibido nessas clínicas, o que pode ser difícil para os alemães”, ele conta