Glaucoma: mutirão de atendimento gratuito a pacientes do SUS acontece neste sábado em Curitiba

Conscientizar a população sobre os riscos do Glaucoma e a necessidade do diagnóstico e tratamento precoces.

Glaucoma: mutirão de atendimento gratuito a pacientes do SUS acontece neste sábado em Curitiba

No total, serão atendidos cerca de 62 pacientes que já passaram por um processo de triagem nas Unidades Básicas de Saúde. No Hospital de Olhos, 10 oftalmologistas especializados na doença estarão realizando os atendimentos. "Trata-se de uma iniciativa extremamente importante, pois vai ajudar a diminuir o tempo de espera da fila do SUS. O Glaucoma não costuma apresentar sintomas e é muito perigoso, podendo levar à cegueira senão for diagnosticado e tratado a tempo", afirma a oftalmologista e diretora do Hospital de Olhos do Paraná, Dra. Luciane Moreira.

O Glaucoma é uma doença silenciosa e incurável, que pode se desenvolver durante meses ou até anos sem apresentar nenhum sintoma. Ela acomete o nervo óptico e é geralmente provocado pela elevação da pressão intra-ocular. Ele pode até levar à cegueira, caso não seja devidamente diagnosticado e tratado de maneira adequada. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 80 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a enfermidade, cerca de 1% a 2% da população mundial. No Brasil, estima-se que o Glaucoma atinja aproximadamente 1 milhão de pessoas. As projeções não são nada animadoras: a OMS estima que 115,5 milhões de pessoas podem sofrer com o problema em 2040.

Mutirão de atendimento ao Glaucoma*

Data: 20/05/2023 – sábado

Hora: a partir das 8h

Local: Hospital de Olhos do Paraná

Endereço: Alameda Visconde de Nacar, 810, Centro, Curitiba-PR

*Serão atendidos somente pacientes que já passaram pelo processo de triagem e foram encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde de Curitiba