Saúde irá ao Capão Seco e Jiboia para vacinar cães e gatos contra a raiva

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP) anunciou que realizará a campanha de vacinação antirrábica nas localidades rurais.

Saúde irá ao Capão Seco e Jiboia para vacinar cães e gatos contra a raiva

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP) anunciou que realizará a campanha de vacinação antirrábica nas localidades rurais. A ação será iniciada no sábado (19/08) em duas regiões.

A Prefeitura de Sidrolândia apoia a iniciativa, que objetiva imunizar contra a raiva os cães e gatos que tenham a partir de três meses de idade.

A médica veterinária Sandra Goularte, da SEMSP, esclarece que os donos não poderão levar as doses para aplicar em seus animais de estimação em casa, sendo, portanto, necessário transportar os bichos aos locais de vacinação. "O Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina Veterinária não permitem a entrega desta vacina aos donos dos animais, assim, contamos com a participação de todos", esclareceu.

Conforme o cronograma, as primeiras comunidades a receber a campanha de vacinação antirrábica no campo, sábado, serão a associação de moradores na Agrovila do distrito de Capão Seco das 7h às 15h, e a Escola Municipal Leonida La Rosa Balbuena, no assentamento Jiboia, das 8h às 13h.

A SEMSP anunciará em breve, as próximas regiões que receberão as equipes do Controle de Endemias e do ACS.

A doença

De acordo com o site do Ministério da Saúde, a raiva é a única Doença Tropical Negligenciada (DTN) 100% evitável por vacina. Mata mais de 59.000 pessoas em todo o mundo a cada ano e está presente em todos os continentes afetando cerca de 150 países.

A imunização de cães e gatos em massa é eficaz e constitui a principal ação para prevenir a raiva como estratégia para reduzir a circulação do vírus em hospedeiros suscetíveis e prevenir casos de raiva humana por transmissão.

A raiva é uma das mais antigas doenças conhecidas pela humanidade. É uma infecção viral transmitida pela saliva de animais infectados, geralmente através de mordidas e arranhões. Após o contato com a pele lesionada, o vírus entra no corpo e chega ao cérebro, causando uma encefalite aguda, considerada letal em aproximadamente 100% dos casos.

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe, incluindo fraqueza geral, desconforto, febre, dor de cabeça, inquietude, perturbação do sono, queimação, formigamento e dor no local da lesão. À medida que a doença avança, ocorrem alucinações, espasmos musculares involuntários e paralisia leve ou parcial, que pode levar à morte.

O período de incubação pode ser de alguns dias a até anos, com uma média de 45 dias, no homem, e de 10 dias a 2 meses, no cão. Entre as crianças, a tendência é de que esse período seja menor do que em adultos. Logo após apresentar os sintomas, a doença é quase sempre fatal.

Em caso de acidente com mordedura de animais suspeitos, deve-se procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação do protocolo pós-exposição, que consiste no uso de vacina e de soro antirrábico.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde distribui a vacina contra a raiva animal para Estados e Municípios efetuarem as campanhas de vacinação de cães e gatos domésticos, de forma descentralizada, preferencialmente anuais, como estratégia de prevenção da doença.