Inspirado no Enem, Concurso Nacional Unificado terá prova em 180 cidades para 8 mil vagas

Inspirado no Enem, Concurso Nacional Unificado terá prova em 180 cidades para 8 mil vagas

?Considerado um projeto inovador, o Concurso Nacional Unificado é uma das promessas do MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) para mudar a forma como concursos públicos federais são realizados no Brasil. A ideia é que uma prova única seja realizada simultaneamente em 180 cidades do Brasil em 25 de fevereiro de 2024.

O anúncio do Ministério da Gestão foi feito na semana passada. Inicialmente, estima-se que sejam 8 mil vagas para diversos órgãos federais. O cronograma divulgado até agora pelo prevê que até o dia 20 de setembro seja publicado um ato normativo que vai criar o comitê responsável por organizar o concurso.

A partir daí, vai ser definido quais órgãos terão interesse em fazer seleção de profissionais para carreira no serviço público através do Concurso Nacional Unificado.

José Celso, secretário de Gestão do ministério, informou que o certame é inspirado no e que a primeira fase do concurso, que deve ocorrer em prova objetiva em fevereiro do ano que vem, será feita em um único dia em 180 cidades do Brasil.

"Nós estamos organizando um concurso público nacional unificado. O que é isso? […] O Ministério da Gestão está propondo um formato diferente do tradicional. A ideia é fazermos um concurso geral, único, unificado para todas essas vagas, de modo que a população possa ter acesso à sua escolha, a cada uma dessas áreas de concentração, de atuação do estado", disse o secretário à imprensa nacional.

Até o momento, já foi definido pelo ministério que as 8 mil vagas serão distribuídas nas seguintes áreas:

  • Administração e Finanças Públicas (580 vagas);
  • Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação (1.015 vagas);
  • Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (1.194 vagas);
  • Agricultura, e Desenvolvimento Agrário (1.040 vagas);
  • Políticas Sociais, Justiça e Saúde (1.470 vagas);
  • Trabalho e Previdência (940 vagas);
  • Dados, Tecnologia e Informação Pública (895 vagas);
  • Nível intermediário (692 vagas).

Cronograma do Concurso Nacional Unificado

O cronograma divulgado até agora pela União prevê que até dia 29 de setembro os Ministérios se manifestem sobre adesão no concurso nacional unificado.

A publicação do edital está prevista para o dia 20 de dezembro de 2023.