Grupo Onça Pintada realiza atendimentos em Eldorado, Itaquiraí e Naviraí neste final de semana

Grupo Onça Pintada realiza atendimentos em Eldorado, Itaquiraí e Naviraí neste final de semana

Em parceria com as secretarias municipais de Saúde, o Grupo Onça Pintada (GOP) realizará, nos dias 22 e 23 de setembro, mutirões de atendimentos preventivos contra o câncer de mama em Eldorado, Itaquiraí e Naviraí.

Em Eldorado, com o apoio do prefeito Léo, da vice-prefeita Fabiana Lorenci e do vereador Devanir, os atendimentos acontecem na tarde de sexta-feira (22), no Centro de Saúde, localizado na rua Santa Catarina, nº 781, bairro Spartacco Astoifi.

Já em Itaquiraí, com o apoio do prefeito Thalles Tomazelli e das vereadoras Maria da Bello e Ariadne Gheller, os voluntários realizam os exames preventivos, na manhã de sábado (23), na Escola Estadual Profª Turtalina Martins de Oliveira/Escola Municipal Santa Rosa, na MS-487, km 109, sentido Paraná Zona Rural.

Na parte da tarde, com o apoio da prefeita Rhaiza Matos e dos vereadores Ricck Eventos e Regivan Moraes, é a vez da população de Naviraí, que receber os atendimentos na ESF Roman Marques, localizada na Avenina Brasil, 409, Jardim Progresso.

GRUPO ONÇA PINTADA – O Grupo Onça Pintada (GOP) é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2001, com o objetivo de desenvolver programas de saúde e desenvolvimento humano, direcionado às populações mais carentes no estado de Mato Grosso do Sul.

No ano de sua fundação, o GOP implementou o seu primeiro projeto, o "Programa de Prevenção ao Câncer de Mama", para atendimentos nos bairros periféricos de Campo Grande e municípios do interior do estado, em especial, em locais remotos, como distritos, assentamentos quilombolas e aldeias indígenas.

O programa tem o objetivo de agir preventivamente no combate ao câncer de mama, buscando sempre o diagnóstico precoce (nossa arma mais poderosa).

Nesse sentido, o projeto conta com uma unidade móvel, que tem a finalidade de alcançar as pessoas em seus bairros e nos locais onde vivem, evitando deslocamentos.

O GOP conta, ainda, com equipamentos de ultrassom e equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, enfermeiros e médicos, além de outros voluntários, todos para atendimento no local das atividades.

Depois desse primeiro atendimento, as pessoas recebidas pelo programa, que tiverem indicação e necessidade, são deslocadas para a sede da entidade em Campo Grande, para uma atividade que chamamos de "mutirão", onde são realizados exames de mamografia, ultrassonografia, consultas com mastologista e um trabalho para o fechamento do diagnóstico da doença.

Os casos mais graves serão encaminhados à rede pública de saúde, para cirurgias e outros procedimentos e tratamentos, sempre com o acompanhamento das assistentes sociais.