Itaquiraí e Governo MS realizaram mais de 140 cirurgias de cataratas

Itaquiraí e Governo MS realizaram mais de 140 cirurgias de cataratas

A saúde da nossa população é prioridade para a gestão do prefeito Thalles e do vice, Dr. Bruno. Por isso, a prefeitura de Itaquiraí por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Governo do Estado promoveu no último domingo (26) e nesta segunda-feira (27), a segunda etapa do programa estadual MS Saúde - Mais Saúde, Menos Fila. Ao total, mais de 140 pessoas passaram por avaliações e cirurgias de catarata. "É uma ação fruto da parceria que construímos lá atrás com o governador, Eduardo Riedel, e hoje podemos trazer mais esse benefício para a nossa gente", disse Thalles

A catarata e o pterígio são afecções que acometem normalmente a população mais idosa. Com o aumento da expectativa de vida, mais pessoas são acometidas por estas doenças. Alguns cuidados podem evitar o surgimento destas doenças, como: Uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras, atenção especial a nutrientes como ácidos graxos ômega 3, luteína e zinco, que ajudam a prevenir a catarata e a degeneração macular. Eles podem ser encontrados, principalmente, nos seguintes alimentos: espinafre, couve, peixes, ovos, castanhas e feijão. A pratica de exercícios físicos ajudam a prevenir muitas doenças, inclusive a catarata. Um fator importante que contribui para o surgimento destas enfermidades é o consumo de cigarros, pare de fumar, pesquisas já comprovaram que o tabagismo é um sério risco para o surgimento da catarata. Portanto, elimine esse vício da sua vida.

Durante a manhã de domingo, o prefeito Thalles e o secretário de saúde, Luiz Carlos de Souza, acompanharam os atendimentos e puderam constar a alegria das pessoas que receberam os procedimentos, voltando a enxergar da forma correta, principalmente das pessoas mais idosas. "Essa é uma demanda crescente e a gestão investe e constrói parcerias para realizar estes mutirões. Por isso, agradeço ao prefeito Thalles por nos confiar esta missão que é cuidar das pessoas", comentou Luiz.