Setor de serviços quebra sequência negativa e avança 4,8% em MS

Setor de serviços quebra sequência negativa e avança 4,8% em MS

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta terça-feira, (16), a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) referente a novembro de 2023, destacando o desempenho positivo do setor em Mato Grosso do Sul. O estado apresentou um avanço de 4,8% no volume de serviços, interrompendo dois meses consecutivos de resultados negativos.

Na análise da variação em relação a novembro de 2022, o estado registrou um aumento de 15,3% no volume de serviços. Além disso, o acumulado em doze meses atingiu a marca de 3,6%, com uma variação acumulada no ano de 4,1%. Esses números refletem a recuperação do setor de serviços em Mato Grosso do Sul.

A pesquisa revelou o desempenho em 27 unidades federativas, mostrando que em 12 delas houve expansão nos serviços em novembro de 2023. Mato Grosso do Sul foi um dos destaques, com seu avanço de 4,8%, ficando atrás apenas de São Paulo (1,1%), Paraná (2,4%) e Mato Grosso (3,1%). Esses resultados contribuíram para o crescimento geral no Brasil, que registrou um avanço de 0,4%.

A pesquisa também abordou o desempenho do setor de turismo, que apresentou uma queda de 2,4% em novembro de 2023 em comparação com o mês anterior. Regionalmente, Mato Grosso do Sul acompanhou essa tendência, mas o setor de transporte de cargas mostrou um avanço de 0,6%, contribuindo para o cenário positivo do estado.

Embora o turismo tenha registrado retração, o transporte de cargas e os serviços em Mato Grosso do Sul sinalizam uma recuperação robusta, destacando a diversificação da economia estadual. A tendência positiva nos indicadores sugere uma perspectiva promissora nos próximos meses, refletindo uma retomada consistente no setor de serviços não financeiros.