Caixa inicia pagamento do abono salarial 2024 nesta quinta-feira

Caixa inicia pagamento do abono salarial 2024 nesta quinta-feira

A Caixa inicia o pagamento do Abono Salarial 2024 nesta quinta-feira (15). O benefício será referente ao ano-base 2022. O crédito será feito de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores.

Neste mês, o banco paga R$ 1,9 bilhão a mais de 1,7 milhão de trabalhadores nascidos em janeiro. Ao todo, até o final do calendário, quase 22 milhões de trabalhadores receberão o benefício.

Os valores do Abono Salarial variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2022, podendo chegar a um salário mínimo.

Como sacar? - Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito, automaticamente, em sua conta do banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital.

A movimentação da Poupança Social Digital é realizada pelo aplicativo "Caixa Tem", que permite pagar contas, efetuar transferências, pagar na maquininha e realizar compras com o cartão de débito virtual.

Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa.

Quem tem direito? - Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2022, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais.

Recebem o Abono Salarial na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público possuem inscrição PASEP e recebem o benefício pelo Banco do Brasil.

Para os trabalhadores nascidos em janeiro, a Caixa disponibiliza a consulta às informações do pagamento pelos seguintes canais: Caixa Tem, Caixa Trabalhador e Portal Cidadão.

Já os dados de pagamento dos trabalhadores que nasceram nos meses de fevereiro a dezembro estarão disponíveis nos canais da Caixa após o recebimento da folha de pagamentos, que é enviada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego ao banco, de acordo com o calendário de pagamento do Abono Salarial.