Raquel Dodge se reúne com Augusto Aras, indicado por Bolsonaro para a PGR

Segundo assessoria, procuradora-geral colocou a equipe à disposição; Aras precisa ser aprovado pelo Senado para assumir. Procuradores protestaram nesta segunda contra [...]

Raquel Dodge se reúne com Augusto Aras, indicado por Bolsonaro para a PGR

Segundo assessoria, procuradora-geral colocou a equipe à disposição; Aras precisa ser aprovado pelo Senado para assumir. Procuradores protestaram nesta segunda contra a indicação. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se reuniu nesta segunda-feira (9) com o subprocurador Augusto Aras, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo de procurador-geral. A informação foi divulgada pela PGR.

Segundo a assessoria do órgão, a reunião foi marcada por Raquel Dodge, que colocou a equipe do gabinete à disposição de Aras. O encontro serviu também para os dois discutirem assuntos institucionais (leia detalhes mais abaixo).

Desde que Bolsonaro anunciou a decisão de indicar Aras, parte dos integrantes do Ministério Público reagiu negativamente.

Um dos argumentos é o de que Augusto Aras não integrou nem concorreu à lista tríplice da categoria. Além disso, Bolsonaro disse que indicaria alguém "alinhado com as bandeiras" do governo, o que gerou críticas de procuradores.

Mais cedo, nesta segunda, procuradores de diversos estados protestaram contra a indicação de Augusto Aras para a PGR.

O subprocurador-geral da República Augusto Aras

Roberto Jayme/TSE

Como foi o encontro

Segundo a PGR, Raquel Dodge colocou a equipe do gabinete à disposição de Aras e ficou acertado que ele será desonerado da distribuição de processos. Com a medida, ele deixa de atuar no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Aras também deve contar a partir de agora com assessorias específicas, como segurança institucional e assessoria parlamentar, além de receber relatórios de gestão e operacional relativos aos dois anos do mandato de Dodge.

Ainda conforme a Procuradoria, Raquel Dodge e Augusto Aras também falaram sobre a Lei Orçamentária Anual do Ministério Público da União, sobre as obras tocadas pela atual gestão, em andamento e já entregues.

Senado analisará indicação para PGR nos próximos dias

Mandato

O mandato de Raquel Dodge à frente da PGR acaba em 17 de setembro. Augusto Aras só assumirá o cargo, contudo, se o Senado aprovar a indicação dele. A sabatina que antecede essa votação ainda não foi marcada (veja no vídeo acima).

Quem deve assumir o cargo de Raquel Dodge interinamente é o subprocurador-geral da República Alcides Martins, vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal. Dodge se reuniu com ele na semana passada.